A Rádio Itatiaia denunciou nesta quarta-feira, 13, que o Flamengo teria pago à Chapecoense entre R$ 400 e R$ 500 mil de ‘mala branca’ para incentivar o time a vencer o Atlético.
O vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, achou a acusação um absurdo e prometeu processar a Itatiaia, chamando a denúncia de fake news.
“A rádio Itatiaia, do ‘dono’ do Atlético, fez acusações criminosas em face do FLAMENGO, que serão judicialmente combatidas. O Flamengo respeita a lei, o orçamento, ganha título e paga em dia. Isso incomoda muita gente. Não vamos perder tempo com fake news de pessoas que querem aparecer”, disse pelo Twitter.
A rádio Itatiaia, do "dono" do Atlético, fez acusações criminosas em face do FLAMENGO, que serão judicialmente combatidas. Flamengo respeita a lei, o orçamento, ganha título e paga em dia. Isso incomoda mt gente. Não vamos perder tempo c fakenews de pessoas q querem aparecer.⚫🔴
— Rodrigo Dunshee (@roddunshee) October 14, 2021
Curiosamente, uma semana atrás um dos dirigentes da própria Chapecoense, Carlos Kia, admitiu que poderia, sim, receber ‘mala branca’, como mostrou o Superesportes:
“Evidentemente que nós vamos buscar pontos. Isso (mala branca) não aconteceu até o momento, mas imagino que pode acontecer. Se não tiver essa diferença que existe hoje que tem o Atlético (na liderança), se essa diferença diminuir pode ter a possibilidade”.
Quem com ferro foi ferido, com ferro fere?
Ironia do destino, quem reclamava do adversário pagar mala branca era o próprio Flamengo, em 2009.
Em outubro daquele ano, o goleiro Renê e o atacante Val Baiano do Barueri revelaram que receberam incentivo financeiro do Cruzeiro para vencerem o Flamengo. O jogo resultou em 2×0.
O então presidente Márcio Braga, em comunicado oficial emitido no dia 29 de outubro, prometeu entrar com queixa na Procuradoria da Justiça Desportiva e no Ministério Público. A denúncia acabou dando em nada. O Flamengo venceu o Brasileirão daquele ano com 67 pontos e o Cruzeiro ficou em quarto, com 62.
Quatro anos mais tarde, o Flamengo foi acusado de ter pago à Portuguesa para cometer infrações, perder pontos e impedir que o rubro-negro caísse para a Série B.