Uma semana após uma pesquisa do Instituto AtlasIntel, divulgado pelo Valo Econômico, mostrar que o governador Romeu Zema (Novo) perderia o segundo turno para o prefeito Alexandre Kalil, o Governo de Minas decidiu mandar 50 mil doses a menos para a capital.
A informação foi revelada pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto nesta terça-feira, 16. Segundo ele, a decisão é política:
“Privou-se a população de BH de 50 mil doses de vacina. As pessoas deixaram de ser vacinadas, e não resta a menor dúvida de que isso foi por uso político da vacina. Agora, usar a vacina para isso? Fico indignado”.
Em comunicado, o Governo de Minas negou que esteja diminuindo as doses de vacinas para Belo Horizonte para ajudar Romeu Zema a ganhar a eleição do ano que vem e afirmou que se baseou em critérios técnicos para uma redistribuição justa das doses para todo o estado:
“Foi observado que aproximadamente 14% da população de 18 a 59 anos de cada município corresponde à parcela de pessoas do grupo com comorbidade. Nas últimas remessas, porém, Belo Horizonte recebeu doses correspondentes a 12% da população com comorbidade, enquanto vários municípios receberam quantitativos menores, entre 7% e 8%. Portanto, para equilibrar essa distribuição, a última remessa enviada à capital foi com uma quantidade menor de vacinas, conforme decisão em CIB”.
Cenário político – eleições do ano que vem
A mudança nos critérios do Governo de Minas aconteceram uma semana após pesquisa do Instituto AtlasIntel mostrar que Kalil cresceu nas intenções de voto do primeiro turno e que seria o único candidato a derrotar Romeu Zema no segundo turno. Veja tudo aqui.
Um dia após uma operação da Policial Federal junto da Controladoria Geral da União deflagrarem…
Homem foi condenado a pagar R$ 11,5 mil em gastos de casamento não realizado e…
Cássio comentou sobre a má fase de Bento na Seleção e se pretende puxar o…
Com viagem de Álvaro Damião ao Peru, Juliano Lopes assume BH interinamente. Saiba como funciona…
A leishmaniose visceral canina é uma doença parasitária que vem se destacando em diversas regiões…
Autoconhecimento, TCC e respiração: Como a inteligência emocional transforma conflitos em produtividade no trabalho?