Um vídeo em que um segurança tentam expulsar meninos negros da praça de alimentação do ViaShopping Barreiro, em Belo Horizonte, tem revoltado a internet. Isso porque, de acordo com testemunhas, os garotos não estavam fazendo nada de errado e o motivo da apreensão do segurança seria a sua cor da pele.
Nas imagens é possível ver a indignação de vários clientes. Dois deles tentaram conversar com o segurança e uma senhora disse: “Pode comer, gente, vocês pagaram. Esse tipo de atitude não vai ser mais aceita”.
De acordo com as testemunhas, as crianças carregavam sacos com balas e salgadinhos e compraram os lanches com o dinheiro da venda das mercadorias.
Por meio de nota, o ViaShopping Barreiro informou que repudia “todo e qualquer tipo de discriminação sofrida em seus espaços”.
“Temos como premissa o acolhimento de todos; somos um ambiente plural, diverso e que propicia experiências positivas, e qualquer atitude que não corrobore com isso será veemente combatida. Lutaremos para que todas as pessoas usufruam do ViaShopping Barreiro com dignidade e respeito”, escreveu a administração do shopping.
Nas redes sociais, os internautas cobraram punição do segurança e boicote ao shopping.
https://twitter.com/Luisarodrig_/status/1332302381997039616
Graças a Deus tiramos o quiosque do @_ViaShopping 🤢🤢 seria uma vergonha fazer parte de um local que contrata e admite preconceito e racismo 👎🏼
— 𝓐𝓷𝓰𝓮𝓵 (@_rayssa_kelly) November 27, 2020
DA SÉRIE: MAIS UM CASO ISOLADO
Um segurança tentou impedir dois meninos negros de lanchar na praça de alimentação do ViaShopping Barreiro, em Belo Horizonte.
Eles compraram com o próprio dinheiro das vendas e só queriam sentar para comer.
Isso acontece com jovens brancos?
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) November 27, 2020