Sem previsão para voltar aos escritórios, o home office trouxe grandes desafios para quem não tinha o hábito de trabalhar de casa, e a produtividade foi uma delas. Mas o que as pessoas não sabem é que na maioria das vezes o problema não está na rotina, mas sim no ambiente.
De acordo com a arquiteta da RKM Engenharia, Juliana Maioli, o espaço influencia, e muito, na qualidade das atividades realizadas no dia a dia. “A organização e o visual de um ambiente não cumprem apenas funções decorativas elas também influenciam o nosso psicológico”, explica.
Para aliar o ambiente a uma maior produtividade é necessário levar em consideração a quantidade e distribuição de imóveis, a iluminação e o barulho externo. Reunimos abaixo algumas dicas para melhorar o espaço do home office e aumentar a produtividade:
- Privilegie móveis funcionais: aposte em poucos móveis e dê preferência àqueles que que cumprem uma ou mais funções práticas no ambiente.
- Aproveite o espaço vertical: o uso de prateleiras contribui para o melhor aproveitamento do ambiente, evitando acumular objetos em cantos ou gavetas.
- Dê preferência por ambientes que recebem luz solar: abra as janelas, deixe o ar entrar e a iluminação natural também. A luz do sol traz muitos benefícios a saúde, além de dar a sensação de um espaço maior. Senão for possível opte por luminárias e lâmpadas que repliquem a luz solar.
- Ergonomia: Para quem trabalha sentado, uma cadeira ergonômica e um encosto para os pés são essenciais para poder realizar suas atividades na postura correta e evitar problemas na coluna.
- Traga verde para o seu ambiente: Ter contato com a natureza influencia diretamente nosso psicológico, além de trazer mais vida para o espaço.