Desde a venda da Rádio Itatiaia para o mega empresário de sucesso Rubens Menin, que já é mais rico que os donos da Globo, a emissora vem passando por várias mudanças e a próxima deve ser sua nova sede.

Há 60 anos no bairro Bonfim, na Rua Itatiaia 117, a empresa deverá mudar em 2022 para a Avenida Barão Homem de Melo, próximo à sede da MRV, do mesmo dono.

Lá, além da rádio, deverá funcionar a sucursal da CNN Brasil em Belo Horizonte.

Advertisement

A mudança vem sendo tocada em segredo pelo presidente da rádio, Diogo Dias Gonçalves.

Ele e o vice-presidente da emissora, o deputado estadual João Vitor Xavier, foram recentemente conhecer as operações da CNN Brasil em São Paulo, na Avenida Paulista.

Hoje BH não tem sucursal da emissora de notícias. Com o grande destaque do presidente do senado Rodrigo Pacheco, que pode concorrer à presidência em 2022 e a polarização Zema x Kalil, que deve refletir Bolsonaro x Lula, a capital mineira vira destaque nacional.

Advertisement

Nova sede, novos investimentos

No novo espaço, a rádio deve ampliar seus estúdios, que já contam com tecnologia de ponta, e ampliar sua redação.

O digital é a grande aposta de Diogo, que tem em sua visão transformar o site da rádio em um dos maiores portais de notícia do estado.

Advertisement

Também trará investimentos para a produção de conteúdo em vídeo e uma integração cada vez maior entre Itatiaia e CNN Brasil está prevista. Inclusive, não está descartada a ideia de um dia a TV exibir um programa chancelado pela marca Itatiaia e a rádio, programas da CNN Rádio.

Jornalismo mineiro comemora

Desde 2014 as maiores empresas de jornalismo de MG passam por uma séria crise. Este será o maior investimento no setor em anos.

Advertisement

O mercado local já foi abalado. Nomes de grandes veículos deixaram seus postos para começar na Itatiaia e os profissionais que já estavam lá ganharam uma série de novos benefícios.

Com a ampliação, dezenas de novos postos de trabalho serão criados, gerando oportunidades para novos jornalistas e profissionais do setor.

Segundo apurou o Moon BH, a ordem de Rubens Menin é ter nos próximos anos lucro zero com a empresa. Como não precisa de dinheiro, permitiu que Diogo investisse todo o lucro que a emissora tivesse em ampliação, novas contratações e investimentos.

Advertisement

História da Rádio Itatiaia no bairro Bonfim

A emissora, fundada em 1952, funcionou por nove anos no Centro da capital. Localizada em salas do edifício “Balança mas Não Cai’, na Avenida Amazonas, foi transferida para o Bonfim por necessidade, em 1961. Uma antiga fábrica foi reformada para dar lugar à rádio.

“Essa fábrica tinha sido fechada, o prédio estava vazio e o presidente da Rádio Itatiaia na época, o Januário Carneiro, viu a possibilidade de a Itatiaia ir para um espaço maior, porque o andar que ela ocupava no edifício ‘Balança mas não cai’ já estava pequeno e a rádio vinha crescendo a cada ano. Ela veio para cá, montou novos estúdios e se deu muito bem, porque estamos em ponto estratégico”, explicou Emanuel Carneiro à própria Itatiaia em 2019.

Advertisement

Entretanto o prédio tem sérios problemas. Não há, por exemplo, elevadores ou rampas de acesso entre os andares. Para que um cadeirante possa ser entrevistado no estúdio, por exemplo, precisa ser carregado.