Após 60 anos, Rádio Itatiaia deve deixar bairro Bonfim e funcionar junto da CNN BH

Desde a venda da Rádio Itatiaia para o mega empresário de sucesso Rubens Menin, que já é mais rico que os donos da Globo, a emissora vem passando por várias mudanças e a próxima deve ser sua nova sede.

Há 60 anos no bairro Bonfim, na Rua Itatiaia 117, a empresa deverá mudar em 2022 para a Avenida Barão Homem de Melo, próximo à sede da MRV, do mesmo dono.

Lá, além da rádio, deverá funcionar a sucursal da CNN Brasil em Belo Horizonte.

A mudança vem sendo tocada em segredo pelo presidente da rádio, Diogo Dias Gonçalves.

Ele e o vice-presidente da emissora, o deputado estadual João Vitor Xavier, foram recentemente conhecer as operações da CNN Brasil em São Paulo, na Avenida Paulista.

Hoje BH não tem sucursal da emissora de notícias. Com o grande destaque do presidente do senado Rodrigo Pacheco, que pode concorrer à presidência em 2022 e a polarização Zema x Kalil, que deve refletir Bolsonaro x Lula, a capital mineira vira destaque nacional.

Nova sede, novos investimentos

No novo espaço, a rádio deve ampliar seus estúdios, que já contam com tecnologia de ponta, e ampliar sua redação.

O digital é a grande aposta de Diogo, que tem em sua visão transformar o site da rádio em um dos maiores portais de notícia do estado.

Também trará investimentos para a produção de conteúdo em vídeo e uma integração cada vez maior entre Itatiaia e CNN Brasil está prevista. Inclusive, não está descartada a ideia de um dia a TV exibir um programa chancelado pela marca Itatiaia e a rádio, programas da CNN Rádio.

Jornalismo mineiro comemora

Desde 2014 as maiores empresas de jornalismo de MG passam por uma séria crise. Este será o maior investimento no setor em anos.

O mercado local já foi abalado. Nomes de grandes veículos deixaram seus postos para começar na Itatiaia e os profissionais que já estavam lá ganharam uma série de novos benefícios.

Com a ampliação, dezenas de novos postos de trabalho serão criados, gerando oportunidades para novos jornalistas e profissionais do setor.

Segundo apurou o Moon BH, a ordem de Rubens Menin é ter nos próximos anos lucro zero com a empresa. Como não precisa de dinheiro, permitiu que Diogo investisse todo o lucro que a emissora tivesse em ampliação, novas contratações e investimentos.

História da Rádio Itatiaia no bairro Bonfim

A emissora, fundada em 1952, funcionou por nove anos no Centro da capital. Localizada em salas do edifício “Balança mas Não Cai’, na Avenida Amazonas, foi transferida para o Bonfim por necessidade, em 1961. Uma antiga fábrica foi reformada para dar lugar à rádio.

“Essa fábrica tinha sido fechada, o prédio estava vazio e o presidente da Rádio Itatiaia na época, o Januário Carneiro, viu a possibilidade de a Itatiaia ir para um espaço maior, porque o andar que ela ocupava no edifício ‘Balança mas não cai’ já estava pequeno e a rádio vinha crescendo a cada ano. Ela veio para cá, montou novos estúdios e se deu muito bem, porque estamos em ponto estratégico”, explicou Emanuel Carneiro à própria Itatiaia em 2019.

Entretanto o prédio tem sérios problemas. Não há, por exemplo, elevadores ou rampas de acesso entre os andares. Para que um cadeirante possa ser entrevistado no estúdio, por exemplo, precisa ser carregado.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.