Na semana passada viralizou em Belo Horizonte um vídeo da página Bh é Meu País, que mostrava o prédio da Grande Loja Maçom (os templos da maçonaria são chamados de Loja). Nele é possível ver que não há janelas.
O vídeo se tornou um viral em Minas Gerais e depois em todo o pais, com várias teorias da conspiração e pessoas sugerindo que pudesse ser para manter segredos escondidos,
Os maçons então decidiram convidar o jornal Estado de Minas para conhecer o prédio e verem que de fato, não há nada demais dentro do prédio, apesar de que a falta de janelas é, sim, para manter a privacidade do que é discutido lá dentro.
Leia também: Saiba quanto Gusttavo Lima recebe pra fazer comercial do Supermercado BH
O Grão Mestre da GLMMG, Rodrigo dos Anjos, explicou que os andares não tem janelas, mas possuem basculantes de ventilação.
“São umas sancas, um espaço de ventilação, que para iluminação não serve mesmo, a iluminação lá é toda artificial, por lâmpadas, mas a gente tem essas sancas para ventilação. Até pelas fotos do prédio por fora dá para ver que tem uns rasgos na parede, nas laterais”, disse.
Como se tornar um maçom
Segundo Rodrigo, só há uma forma de se tornar um maçom: através de um convite de outro membro.
A pessoa então passa por um processo e depois há uma votação entre os membros da maçonaria. Ele precisa ser aprovado por todos os outros membros, sem restrição:
“O ingresso é todo via convite mesmo, sim. Algum maçom tem que fazer essa indicação, esse convite e aí passa por todo o período, o processo de pesquisa, de sindicâncias e, depois, tem uma votação. Caso aprovada, a pessoa entra”.