A TV Globo está planejando fazer grandes mudanças em todo o seu setor de jornalismo no ano que vem depois de ter feito uma reestruturação na equipe, demitindo vários grandes nomes para economizar.
Para isso, segundo o jornalista Alessandro Lo Bianco, duas pesquisas estão rodando em 23 estados para saber o que o público prefere e quais são seus apresentadores preferidos e quais eles gostariam de ver em cada telejornal.
A primeira pesquisa é espontânea, ou seja, cada entrevistado pode dizer livremente o que pensa sobre cada um e quais são os que deseja ver no ar.
Os dados serão analisados diretamente na sede do jornalismo, no Rio de Janeiro e devem incluir perguntas como “O que você deseja assistir aos sábados à tarde?”; “Quais são os apresentadores que você gostaria de ver aos sábados na emissora?”; “Que horas você gosta de assistir o jornalismo de manhã?”; “Quais âncoras dos telejornais você gostaria de assistir no Bom Dia Brasil?” e etc.
Depois os dados vão servir para um grande levantamento para entender quais são os nomes preferidos do público para que cada emissora local foque suas estratégias. Além de servir para mudanças na programação da Globo Minas, os apresentadores e jornalistas da rede nacional também serão testados.
Há expectativa de que grandes nomes possam trocar de telejornal e pode embasar até mesmo quem será o substituto de William Bonner, que já demonstrou interesse em se aposentar.