Desde que o pastor André Valadão assumiu o controle da igreja que era controlado por seu pai, a Batista Lagoinha, mais de 70 igrejas filiadas pediram para deixar a sigla e se tornaram independentes.
A mais nova é a Igreja Batista Da Lagoinha em Guarapari, comandada pelo pastor Wemerson Gutenberg.
A saída, que é definitiva, acontece em um dos piores momentos para a congregação, que vem perdendo fiéis e filiadas em uma crise midiática que atinge a igreja da família Valadão.
A nova igreja, que vai se chamar Novo Começo, alegou problemas “insustentabilidade financeira”, mas disse que a saída aconteceu de forma harmoniosa:
“A todos os membros e frequentadores da Igreja Batista Da Lagoinha em Guarapari.
É com sincero respeito e após um período de intensa oração que viemos informar que a igreja Batista da Lagoinha em Guarapari no dia 28 de junho de 2023 foi comunicada que não mais participa da Convenção Batista da Lagoinha Global.
A igreja foi emancipada por uma inteira decisão do conselho de pastores da Lagoinha Global, o motivo dessa emancipação seria sua insustentabilidade financeira.
Foi de melhor decisão da Lagoinha global, liberar a igreja em Guarapari para sua caminhada como igreja local.
Por esse motivo deixaremos de fazer uso do nome “Lagoinha”, passando a nos nominar como Igreja Batista Novo Começo. Esse desligamento se deu de forma harmoniosa e pacifica, e em total concordância com a Convenção Batista da Lagoinha”.