A Unimed-BH mais uma vez se destaca como uma das empresas mais inovadoras do país, recebendo o reconhecimento no Prêmio Valor Inovação Brasil 2023. A premiação, concedida pelo Jornal Valor Econômico em colaboração com a consultoria estratégica da PWC, a Strategy&, avaliou 253 empresas de diversos segmentos médicos, que juntas investiram R$ 70 bilhões em inovação durante o ano de 2022. Na categoria de Seguradoras e Planos de Saúde, a Unimed-BH conquistou o 2º lugar e ficou na 53ª posição no ranking geral. Essa é a terceira vez consecutiva que a Cooperativa se destaca, tendo alcançado o 1º lugar em 2022 e o 3º lugar em 2021 em sua categoria.
Para a Unimed-BH, a inovação é parte intrínseca do modelo de gestão, enraizada em seus 52 anos de história. A empresa está constantemente conectada com as tendências do setor de saúde e utiliza a tecnologia como ferramenta para aprimorar a experiência de seus clientes. O diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, afirmou que esse reconhecimento é resultado de um conjunto de esforço, envolvendo os médicos cooperados, colaboradores e parceiros da empresa.
Ao longo de sua trajetória, a Unimed-BH tem implementado diversas iniciativas inovadoras, abrangendo áreas como telemedicina, experiência do cliente e uso de Inteligência Artificial. A Cooperativa foi pioneira ao lançar uma plataforma de consulta online, que já alcançou a marca de mais de 1 milhão de teleconsultas realizadas em maio. No quesito evolução da experiência do cliente, o aplicativo da Unimed-BH possibilitou o acesso a mais de 4,8 milhões de documentos clínicos e mais de 9 milhões de resultados de exames fornecidos por diferentes benefícios de serviços, para atender aos mais de 380 mil clientes que já utilizam a função de compartilhamento dos dados de saúde com seus médicos.
Além disso, o aplicativo da Unimed-BH registrou um marco importante ao autorizar um milhão de procedimentos médicos (guias) com o auxílio de um modelo de Inteligência Artificial, resultado de uma colaboração em inovação aberta com uma startup. Hoje, 96% das autorizações de procedimentos são realizadas de forma automatizada, contando com o apoio da Inteligência Artificial, o que proporciona agilidade ao processo, com um tempo de resposta de apenas um minuto e meio.