PSOL descarta apoio à Kalil e deve lançar candidato próprio para o governo de Minas Gerais

Ao que tudo indica, o PSOL deverá ter um candidato próprio para concorrer às eleições do governo de Minas Gerais este ano. Apesar de simpatizarem pela aliança que está sendo formada por partidos de esquerda, as direções estaduais e nacional do partido têm a Alexandre Kalil (PSD), cotado para participar da disputa. A ideia é dificultar ainda mais a reeleição de Romeu Zema (Novo).

Nesta quinta-feira (17), o cientista político, Juliano Medeiros, presidente nacional da sigla, esteve em Belo Horizonte para discutir estratégias do partido para as eleições deste ano.

Juliano explicou em conversa com o jornal Estado de Minas, que neste momento, formar uma chapa própria trará mais força.

“Sei que os companheiros de Minas teriam toda a disposição para debater o processo de unidade das esquerdas, mas lamentavelmente essas esquerdas, neste momento, estão privilegiando o diálogo com Alexandre Kalil. Neste contexto, reconhecendo que Kalil não expressa posições que nos contemplam, do ponto de vista programático e mesmo de gestão pública, a tendência principal é o PSOL ter candidatura própria”, afirmou.

Apesar dE o partido já ter declarado apoio à candidatura de Lula (PT) logo no primeiro turno, Juliano afirma que mesmo com a criação de uma rede de partidos em aliança com Kalil para a eleição do petista, o PSOL não apoiará o atual prefeito de Belo Horizonte. De acordo com ele, o PSD não está na lista de aliados do PSOL.

“No Nordeste, várias lideranças do PSD e do MDB vão fazer campanha para Lula; nem por isso, o PSOL vai apoiá-las. O pressuposto é fortalecer os partidos e candidatos do campo das esquerdas. Não é o caso de Kalil e do PSD”, disse.

Compartilhe
A redação do Moon BH é composta por jornalistas e redatores que escrevem diariamente sobre política, cidades e entretenimento.