8 Rotas do Vinho para conhecer o melhor das vinícolas da Europa

Se você é um amante do vinho, com certeza já deve ter ouvido falar a respeito do enoturismo, o qual tem ficado cada vez mais conhecido.

Afinal de contas, mesmo pessoas que não entendem tanto assim sobre o universo dos vinhos com certeza terão uma experiência única, exclusiva e inesquecível.

Mas, ao falarmos sobre vinhos, é normal logo associar a Europa. Não é à toa que alguns dos melhores roteiros de vinícolas estão na Europa.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as 8 principais rotas do vinho para conhecer o melhor das vinícolas da Europa. Gostou? Então é só continuar nos parágrafos seguintes.

8 Rotas do Vinho para conhecer o melhor das vinícolas da Europa

Praticamente todos os europeus adoram beber um bom vinho. Não é à toa que várias regiões se consagraram justamente por produzir algumas das melhores safras.

Mas, mediante tamanhas opções, é um tanto comum ficar na dúvida de quais são as melhores rotas. Entretanto, abaixo iremos mostrar as melhores alternativas.

E lembre-se que, caso se interesse por alguma das opções, você pode reservar um tour aqui. Sem mais delongas, confira abaixo!

1. Bordeaux

Existem algumas regiões que são famosas devido às suas grandes produções, e um belo exemplo disso é a região de Bordeaux, que fica na França.

Dizemos isso porque, historicamente falando, a região começou a crescer e se tornar ainda mais conhecida devido a produção vinícola.

E, com o tempo, isso apenas foi se tornando mais intenso. Hoje em dia, possui uma extensa tradição, sendo que as suas produções são bastante consagradas em todo o mundo.

Bordeaux é uma região que detém uma grande importância econômica, haja vista que o local costuma receber bastante turistas.

2. Rioja

Situada na Espanha, Rioja também é uma das regiões que contemplam uma série de cidades ou bodegas das quais os turistas podem explorar, inclusive rotas de vinho que são inesquecíveis.

Não há como negar que o vinho é a principal razão pela qual as pessoas procuram viajar até lá, mas o interesse é que existem diversas outras coisas para se aproveitar.

Além das cidades pitorescas, o turista pode aproveitar e conhecer alguns pueblos, museus, mosteiros e ainda se aventurar na cultura gastronômica do país, que também é inesquecível.

Agora, em relação às uvas que são mais famosas, podemos mencionar a garnacha, graciano, mazuelo e a tinta tempranillo.

3. Champagne-Ardenne

Trata-se de uma outra região da França em que a principal razão para que os turistas queiram conhecer também é a produção de vinho.

É verdade que a França abriga muitas áreas vinícolas, sendo que a grande maioria é muito renomada. No entanto, uma das que mais chama a atenção com certeza é Champagne-Ardenne.

Afinal de contas, a rota oferece uma extensa variedade de uvas como pinot noir, pinot meunier e chardonnay.

Todas essas são excelentes uvas, as quais se utilizam para fazer a produção de espumantes, que todo o mundo as aprecia.

O solo da região é muito rico em calcário, sendo que todos os vinicultores são muito experientes, transpassando para os visitantes.

4. Vale do Douro e do Porto

Portugal também é um forte produtor de vinho, sendo mais especificamente no vale do Douro e em Porto.

Trata-se de uma ótima rota para aqueles que, além do vinho, prezam por uma hospedagem de um nível mais elevado.

Afinal de contas, a região conta com alguns dos melhores hotéis e pousadas de todo o país. Fora a gastronomia e o vinho, o local possui paisagens muito encantadoras.

No entanto, devemos mencionar que a região do Douro não produz apenas o tão famoso vinho do Porto, mas ótimos vinhos brancos e tintos também.

Por fim, ainda devemos indicar que há outras atrações turísticas para aproveitar na região, como o trem histórico que passa entre vinhedos, passeios de barco e vinícolas com hospedagem.

5. Toscana

É uma outra grande região famosa pela produção de alguns dos melhores vinhos de todo o mundo, tais como o Nobile, Brunello, Chianti e vários outros que já receberam premiações mundiais.

Sendo assim, praticamente todos os amantes do vinho devem aproveitar e conhecer a região da Toscana, na Itália.

O mais legal é que todo o trajeto é muito bem guiado, haja vista que possuem placas para todos os lados, facilitando a localização.

Além disso, os trajetos ainda unem tudo o que a Tosca tem de melhor, tais como centros históricos e magníficas cidades com vinícolas, castelos, vinhos e muito mais.

O mais adequado é que você vá visitar o local com tempo, haja vista que, ao total, são 16 rotas oficiais para poder escolher. Cada uma delas oferece uma experiência única, mas que com certeza vale muito a pena.

6. Alemanha 

Também não poderíamos deixar de incluir a Alemanha nessa lista, uma vez que o local também possui algumas produções bastante famosas.

Na verdade, essa é, quiçá, a rota mais antiga do mundo, uma vez que a sua inauguração data do ano de 1935.

Dentre as mais conhecidas, podemos citar as que passam pelos estados da Renânia e Francônia. Óbvio que há várias outras, mas essas são as principais.

7. A região do Dão 

Trata-se de uma outra região que fica em Portugal e que, de uma certa forma, tem uma certa rivalidade e importância com os vinhos que são feitos na região do Douro.

Mas, independente disso, vale muito a pena conhecer as duas regiões.

Contudo, um dos aspectos mais interessantes sobre a região do Dão é fato de você poder acompanhar toda a produção de vinho.

E, como a produção por lá envolve tecnologia e sustentabilidade, acaba sendo um processo muito enriquecedor.

8. A região do Alentejo

Portugal oferece uma série de vinícolas para conhecer, e uma outra que não poderíamos deixar de mencionar é a região do Alentejo.

Afinal de contas, é praticamente impossível com que os visitantes não se sintam extasiados com tamanha beleza das plantações de corticeiras ou mesmo pelos olivais.

É por lá também que você pode conhecer as tão famosas plantações de Cartuxa, a qual é a responsável pelo sabor inesquecível do vinho Pera Manca.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.