Profissionais de comunicação poderão se qualificar em evento em BH


//
O mercado de comunicação atravessa grandes transformações. Conforme o Anuário da Comunicação Corporativa, publicado pela Mega Brasil, o segmento é formado por 600 a 800 agências que  faturaram entre R$ 2,12 e R$ 2,37 bilhões no ano passado, sendo 63,1% delas de pequeno porte. Os diretores afirmaram que o  desafio é reinventar a comunicação empresarial, integrando ações on-line e off-line para atrair consumidores e consolidar as marcas. O cenário é completamente propício para o lançamento do evento “Comunicar – Conectando Comunicadores”, promovido pela ZOOM Comunicação, tradicional  hub de conteúdo e relacionamento, de 26 a 28 de agosto, visando profissionais que buscam qualificação  para as novas demandas do mercado, em Belo Horizonte.

A assessoria de imprensa focada em relacionamento com jornalistas está cedendo lugar a uma comunicação organizacional mais ampla para integrar ações com influenciadores e mídias sociais, num amplo processo de convergência digital. “A redução de jornalistas nos tradicionais veículos de comunicação está gerando um novo cenário para o assessor de imprensa. A gestão de marcas deve ir além do relacionamento com a imprensa, tornando o comunicador um produtor de conteúdo relevante e planejador de estratégias integradas para diversas mídias para alcançar novos resultados. Uma dessas alternativas já está começando a acontecer com as empresas se transformando em mídias proprietárias”, avalia o diretor da ZOOM Comunicação e organizador do evento Admilson Resende.

A programação do Comunicar traz a Belo Horizonte os mais reconhecidos profissionais que estão revolucionando a comunicação com práticas diferenciadas e inovadoras. O evento começa dia 26 de agosto (sexta) com uma conferência sobre gerenciamento de crise, com o especialista e escritor João José Forni, profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação, principalmente, em gestão pública. A segunda conferência será com Thiago Costa sobre a tecnologia revolucionando a comunicação, explicando  como fica a convergência e a produção multimídia.



//
No sábado, 27 de agosto, o evento inicia às 9h com Ana Luísa Almeida abordando o importante tema reputação, seguida pela especialista em gestão estratégica da comunicação Cláudia Sérvulo, discutindo relacionamentos comunitários e responsabilidade social. As técnicas para usar corretamente e com eficiência o storytelling é o assunto que fecha  a programação da manhã com Anita Cardoso.

A volta do almoço tem o instigante Painel para discutir as mudanças nas práticas da comunicação e no relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa com a participação de Lúcia Faria analisando o mercado de assessorias de imprensa e a ex-presidente da Abracom Giselle Lorenzetti apresentando como está o segmento, contando ainda com a participação dos experientes jornalistas mineiros Ivana Moreira e Luiz Fernando Rocha. A programação segue demonstrando técnicas e dicas para a elaboração de um conteúdo criativo com  a jornalista Rosane Queiroz.

A última parte do dia fica por conta de Giselle Lorezentti que volta para debater o polêmico tema compliance; Armando Medeiros de Faria com as novidades da comunicação no serviço público e a escritora e especialista em comunicação interna Thatiana Capellano fecha o evento com as novidades e tendências nessa área.

Os profissionais que buscam maior qualificação e conhecimento poderão escolher um dos cinco workshops simultâneos. O curso sobre “Comunicação interna estratégica” será ministrado por Thatiana Capellano e, como o tema é mais extenso, será de 9h às 13h. Já, os demais ocorrerão de 10h às 13h com João José Forni  e as técnicas para gerenciamento de crise; Rosane Queiroz aborda o passo a passo para a redação de um texto criativo e Armando Medeiros apresenta as mudanças no processo para assessoria de imprensa no serviço público. Excepcionalmente no sábado, de 8h às 10h, acontece o workshop com o especialista em convergência digital Thiago Costa com dicas, ferramentas e estratégias para produção de conteúdo multimídia.



//
“O mercado mineiro de comunicação ainda é muito fragmentado. As agências de comunicação corporativa passam por uma lenta transição no processo de atuação. Muitos profissionais ainda estão perdidos em suas carreiras e sobre como atuarem. A  expectativa é o Comunicar preencher essa lacuna na formação profissional em Minas. Esperamos receber mais de 200 pessoas nos três dias desse congresso que fará parte da agenda dos eventos anuais na capital”, observa Resende.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do sitewww.comunicarbh.com.br,  juntamente com o pagamento.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.