Um dos principais artistas da cena contemporânea de Belo Horizonte, formado pela Escola Guignard e tendo no currículo professores como Amilcar de Castro, Sérgio Machado é um artista ímpar. E o público da capital tem uma oportunidade de conferir um trabalho inédito desse artista, na exposição Selozok’s, aberta na Galeria Lemos de Sá e com funcionamento até o dia 3 de abril. A mostra é gratuita e reúne diversas obras de Machado, incluindo esculturas de ferro de até 4 metros de altura que prometem impactar o público e promover um contato diferente com a arte.




De acordo com a galerista Beatriz Lemos de Sá, responsável pelo espaço, o trabalho de Machado é inspirado na zoologia fantástica e reforça a ligação do artista com a natureza. “São diversas esculturas, algumas chegando a pesar 3 toneladas e outras com apenas 20 centímetros. O artista mistura ferro, madeira, pedras gigantes e outros objetos inanimados em peças monumentais e criativas que impactam qualquer pessoa. Há muito tempo BH não recebia uma exposição tão forte”, ressalta.

Maria Candida Vecchi – Divulgação

Beatriz ainda explica que Selozok’s se revela como um contraponto ao mito de Sissifo, personagem da mitologia grega que foi condenado por Zeus a repetir eternamente a tarefa de rolar uma enorme pedra até o cume de uma montanha. Toda vez que ele estava próximo de alcançar a meta, uma força irresistível leva a pedra novamente ao ponto de partida, anulando o esforço feito e reiniciando todo o trabalho. “O artista consegue provocar a imaginação do observador, inquietar seu olhar e gerar interpretações únicas sobre cada um dos objetos. As obras geram uma interação diferente, as pessoas passam por debaixo das esculturas, veem tudo por diferentes perspectivas. Está imperdível”, ressalta a galerista.

Sobre o artista

Sérgio Machado já nasceu artista e deu as primeiras pinceladas ainda na infância, de forma autodidata. Estudou na Escola Guignard, tendo aulas com nomes como Amilcar de Castro, e desenvolveu uma arte que investiga o concreto, por meio da interação entre desenho e objeto. Já esteve em exposições em todo o país e participou de diversas coletivas e feiras internacionais. Atualmente, vive e trabalha em Belo Horizonte.



SERVIÇO

O quê? Selozok’s

Quando? De 3 de março a 3 de abril – De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h às 14h

Onde? Galeria Lemos de Sá – Av. Canadá, 147, Jardim Canadá – Nova Lima (MG)

Mais informações? (31) 3261-3993 ou lemosdesagaleria.com.br

Entrada gratuita