A TV Globo Minas, em Belo Horizonte, vai enfrentar os mesmos problemas que as outras emissoras abertas do Grupo Globo.



Leia também: Site divulga nome de jogadores a serem demitidos do Cruzeiro em BH: vida feita; veja os nomes aqui

Conforme prometeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ele fará de tudo para que o canal não consiga sua renovação, como aconteceu com a emissora líder na Venezuela após ir contra Hugo Chávez.

Nesta quinta-feira, 26, foi revelada a intenção do Governo em editar um novo marco legal que dificultará esse processo.



Leia também: Ator da Globo chama Jesus de bêbado, é acusado de assédio e pode ser demitido a qualquer momento; veja detalhes e nomes aqui

A ideia é que a partir de agora seja desconsiderado parcelamentos dos canais com a União. Isso significa que a dívida dos canais com o Governo precisaria ser totalmente paga antes da renovação.

Em outubro de 2022 a Globo terá de renovar concessões para cinco capitais: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.



Leia também: 8 Refrigerantes que foram inventados em Minas Gerais e você não sabia; veja aqui

Nas outras cidades ela conta com retransmissoras, que têm programação própria em certos horários e passam a programação de rede em outros.

Band e Record também enfrentarão o mesmo processo em 2022, enquanto a Rede TV! e SBT, só em 2023.

Internet em perigo

Serviços de canais de streaming como HBO GO, Fox e outros também estariam ameaçados, já que com o novo marco, seriam reconhecidos como emissoras de TV, mesmo na internet, e precisariam seguir as mesmas regras para operarem.