No final de fevereiro, Belo Horizonte se transformará em um pedacinho da terra do sol nascente durante a realização do 7º Festival Japão em Minas, de 23 a 25, no Expominas. Realizado desde 2012, é o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa. Nessa edição, a temática do evento abordará a mitologia, as divindades, as crendices, as lendas, os talismãs e amuletos da sorte.




Em 2018, comemoram-se os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A data marca a história dos imigrantes que chegaram ao país em 1908, relembrando todo o processo de aprendizado e de adaptação de culturas tão contrastantes e tão complementares. Para celebrar, o evento contará com a exposição “A História dos Imigrantes Japoneses em Minas Gerais”, além de uma cerimônia budista em memória aos imigrantes pioneiros, com a presença de familiares vindos nas diversas caravanas de associações do interior do Estado.

Divulgação

Esse ano, especialmente vindo do Japão para o evento, teremos a dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono.  Entre as apresentações artísticas nacionais, estão confirmados grupos para mostrar a beleza e força da música e tradição japonesas: Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Brasília e Ishin Yosakoi Soran e Kagura do Brasil, de São Paulo. A dança dos dragões – Kagura – é geralmente apresentada nos santuários Xintoístas.  Além disso, o evento valoriza os grupos locais, com diversas apresentações em sua programação.

Além disso, o Festival com diversas áreas, como as oficinas de cultura japonas gratuitas, os concursos Miss Nikkei Minas Gerais, de Moda Harajuku e de Cosplay, a exposição inédita Japan Dolls da Cultura Pop, a área de estandes institucionais e empresariais, saúde, games, gastronomia, bazares, entre outras. Uma novidade nesse ano, para conveniência do público, é a sua venda antecipada pela internet.

Oficinas




Este ano, serão oferecidas oito modalidades de oficinas de experimentação gratuitas: Pipamodelismo, Ikebana, Mangá, Sumiê, Origami, Kirigami, Shodô, Furoshiki e Taiko. As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. Para participar, basta procurar a área de oficinas no Expominas e se inscrever 10 minutos antes de cada atividade.

Concursos

O Miss Nikkey Minas Gerais 2018 será realizado no sábado (24/02), às 19h30, durante o Festival do Japão em Minas. Seu foco é promover a integração das descendentes japonesas e também divulgar a beleza nipo-mineira. As candidatas desfilarão com três trajes: vestido longo, happi (emprestado pela produção) e short jeans e regata branca. A primeira colocada, além de receber o título de Miss Nikkei Minas Gerais 2018, ganhará uma viagem para São Paulo para participar do Miss Nikkey Brasil. As vencedoras receberão também prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

O concurso Moda Harajuku é uma novidade dessa edição. Consistirá em um desfile que mostrará o estilo da moda urbana japonesa para o público mineiro, promovendo uma competição entre visuais que caracterizam os estilos alternativos vistos em Shinjuku, Shibuya e Harajuku.

O concurso de Cosplay também será realizado durante o 7º Festival do Japão em Minas, mas no domingo (25/02), às 16h30. Seu objetivo é estimular a prática e mostrar aos presentes um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa. Os troféus serão entregues para 1º, 2º e 3º lugares.

Experimentação de Artes Marciais

Quem visitar o festival poderá ver e vivenciar um pouco sobre os diversos tipos de artes marciais com professores e praticantes de alto nível, com experimentações de Karate, Aikido, Kendo e Ninjutsu.

7º Festival do Japão em Minas

Data:23 a 25 de fevereiro de 2018

Horários:Dia 23/02 – sexta-feira, das 14h às 22h

Dia 24/02 – sábado, das 10h às 22h

Dia 25/02 – domingo, das 10h às 19h

Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira – Belo Horizonte

Ingressos: R$ 16,00 inteira, R$ 8,00 meia-entrada – por dia de evento, vendidos on-line e na portaria do evento.

Mais informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/o-festival/