Belo Horizonte é uma das melhores capitais brasileiras para se viver e embora tenha um custo de vida alto, tem uma infraestrutura muito boa. Há quem diga que Belo Horizonte é um ovo (já que todo mundo parece se conhecer), porém, sou capaz de apostar que há detalhes que você não sabe sobre a capital.




Duvida? Então veja abaixo e depois comente.

1 – Primeira cidade moderna projetada

Imagem: Google Street View / Reprodução

Embora há divergências, muitas fontes afirmam que BH foi a primeira cidade projetada do país. Hoje é a sexta maior cidade brasileira e, o quinto maior PIB.

Leia também > 8 Refrigerantes que foram inventados em Minas Gerais e você não sabia

2 – Cheia de árvores

Reproduzindo de: programapremiarcemig

Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do Brasil. Fica atrás apenas de Goiânia e Campinas.

3 – Aquário gigante

aquário

BH tem o maior aquário de água doce do país. O “Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco”, tem cerca de 1200 peixes de aproximadamente 50 espécies diferentes.

4 – Visita ao cemitério

Foto: PBH/Divulgação

Em Belo Horizonte, um cemitério foi considerado ponto turístico. Construído em 1897, o Cemitério do Bonfim entrou para o circuito turístico oficial em 2013. Dentre as “atrações”, estão corpos de ex-presidentes, ex-governadores e o pai da presidenta Dilma.



5 – Fazer publicidade dentro da Avenida do Contorno

acunp

Uma lei proíbe que diversos tipos de propagandas sejam feitas na parte de dentro da Avenida do Contorno (hiper-centro). Outdoor então, nem pensar.

Leia também > 8 Empresas que nasceram em MG e hoje são referência em todo país

6 – BINA

06d926a412

Nélio Nicolai. Você pode até nunca ter ouvido falar no nome deste mineiro de BH, mas hoje só sabe quem está ligando pro seu celular por causa da invenção adaptada dele, a BINA. Apesar disso, até hoje ele ainda tenta conseguir os direitos autorais na justiça.

7 – Vender cigarro ‘picado’

cigarros-eletronicos1

Já há alguns anos, é proibido vender cigarros em unidade em Belo Horizonte. A justificativa é que nesta forma de venda, é praticado um preço abusivo que lesa o consumidor.

8 – Mineirão

mineirão

Considerado como 5° maior estádio de futebol do país, o Mineirão na verdade se chama “Estádio Governador Magalhães Pinto”.

9 – Nomes das ruas

contorno-itajuba

Em BH, todas as ruas trocam de nome ao cruzar com a Avenida do Contorno, exceto a Rua Itajubá. A rua em questão fica no Bairro Floresta, região Leste da capital.

10 – “Com catupiry ou sem?”

6bo3wngjh8_96qqvo3lob_file

Thereza Martins é um aposentada de Tiradentes e afirma ter inventado a coxinha com catupiry em Belo Horizonte. Segundo ela, o alimento era exclusivo de sua lanchonete que ficava na Av. Afonso Pena, em 1972.



+10 Curiosidades informadas por nossos leitores

11 – Ahh, esses shoppings

1

bonfim

12 – Partiu jogar?

2

bh-xadrez

13 – Estude geografia andando por Belo Horizonte

3

bh ruas

Av Paraná/Rua Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

14 – Até que lembra um pouco

4

bhxwh

15 – Quem já viu?

5

bh cabeças



16 – Parece que tá meio esquecidinho hoje em dia

6

predio bh

17 – Como você sabe disso?

7

coraçãobh

18 – Pirulito viajado heim

8

obelisco

19 – A rua da ilusão

9

amendoim



20 – Já é dia de beber?

10

lagoinha