Zema decreta onda roxa em todo Estado de Minas Gerais, com toque de recolher

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou nesta terça-feira (16) que todas as cidades do estado estarão na onda roxa da pandemia a partir desta quarta-feira (17). Essa é a fase mais restritiva do Programa Minas Consciente.

Nesta fase, as pessoas só podem sair de casa para fazer tarefas essenciais e haverá um toque de recolher das 20h às 05h.

“É uma medida dura, mas extremamente necessária no momento para evitar um cenário pior do que este que já estamos vivendo”, afirmou Zema durante o pronunciamento.

De acordo com o governador, as restrições devem valer por pelo menos 15 dias. O político ainda convocou a Polícia Militar para endurecer a fiscalização nas ruas e evitar aglomerações.

Restrições obrigatórias

Ao contrário do que aconteceu com outras fases da pandemia, a fase roxa será obrigatória em todos os municípios. No entanto, a medida divide opiniões.

Na última semana, o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, afirmou que caso fosse decretada a fase roxa no estado, a capital não seguiria o plano. Ele defendeu que o protocolo adotado pela Prefeitura de BH tem restrições eficientes e que o STF (Supremo Tribunal Federal) dá abertura aos municípios para decidirem o que deve fechar e abrir dentro das cidades.

Compartilhe
A redação do Moon BH é composta por jornalistas e redatores que escrevem diariamente sobre política, cidades e entretenimento.