Vereador Nikolas Ferreira pede para Kalil desobedecer Governo Bolsonaro em BH

O segundo vereador mais votado da história de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (PRTB), surpreendeu nesta quarta-feira, 26, ao recomendar que o prefeito de Belo Horizonte, desobedeça a recomendação do Governo Bolsonaro, via Ministério da Saúde, e crie seus próprios critérios na cidade.

Na postagem, com quase 25 mil curtidas, o vereador destaca “trabalhadores primeiro, presos depois”.

Em seguida explica que “fizemos uma indicação ao prefeito de Belo Horizonte, sugerindo a alteração na ordem de vacinação estipulada pelo PNI, para que assim seja priorizada a imunização de professores trabalhadores da educação, funcionários do prisional e das forças de segurança e salvamento. Trabalhadores primeiro, presidiários depois”.

https://www.instagram.com/p/CPWlqjTlUXO/

A crítica surpreendeu já que Nikolas é um grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e o PNI, Plano Nacional de Imunização, é elaborado pelo Ministério da Saúde e orienta os estados e municípios como a vacinação deve ser feita e quem deve receber as doses primeiro.

O documento, que está no site do Ministério da Saúde, diz que “cabe ratificar que é de interesse do Ministério da Saúde ofertar a vacina COVID-19 a toda a população brasileira, mas neste momento é extremamente necessário o seguimento das prioridades elencadas, conforme o quadro que segue abaixo”, e é assinado pelo Ministro Marcelo Queiroga. Veja a tabela com a ordem completa no final.

Alguns seguidores estranharam o pedido de Nikolas: “Você não é baba ovo do presidente? O PNI é do Governo Federal, pede p ele mudar”, disse um usuário.

Outro criticou que a mudança não tenha partido do presidente e concordou que o prefeito deveria desobedecer a recomendação federal: “Inacreditável que precise da população e vereadores exigindo essa troca! Essa iniciativa tinha que partir do prefeito!”.

A maior parte dos usuários, porém, parece não estar ciente de que hoje todas as capitais do país estão seguindo o cronograma do Ministério da Saúde.

Veja o cronograma dos grupos prioritários e qual a ordem estabelecida:

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.