As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do próximo domingo (15), em Minas Gerais, já estão sendo despachadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Elas ficarão sob segurança da Polícia Militar.

Em Belo Horizonte, 18 seções passam por conferência. A partir de sábado (14), o TRE de Minas Gerais vai sortear 15 seções eleitorais do do estado em que as urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos.

De acordo com o TRE, Minas Gerais tem um total de 48.657 urnas, sendo 4.876 em Belo Horizonte. As urnas de BH e contagem estavam armazenadas no Centro de Apoio, que fica na divisa entre a capital e Contagem. Nesta quinta-feira (12), elas começaram a ser transportadas para batalhões da Polícia Militar, onde ficarão guardadas em segurança até a madrugada de domingo.

Advertisement

Do total de urnas de Minas, 4.315 são reservas. Já de BH, 200 urnas serão reservas. Quando uma urna apresenta algum defeito, o mesário entra em contato com o cartório responsável e solicita a troca.

Já as urnas de lona com cédulas de papel só serão utilizadas nos casos em que não há urna eletrônica reserva para substituir aquela que apresentou problemas.

Advertisement