Samuel Venâncio revela medo e bastidores de saída da Itatiaia: meus boletos

O jornalista esportivo Samuel Venâncio se tornou uma potência no esporte cobrindo o Cruzeiro para a Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, mas teve sua saída de forma repentina. Ele falou sobre a saída nesta segunda, 6, na versão esportiva do Flow.

Como adiantado pelo Moon BH, um diretor da rádio queria exclusividade de Venâncio. Ele precisaria encerrar seu canal no YouTube e se dedicar somente a emissora. Mas a proposta, além de representar perdas financeiras, já que seu salário na carteira era baixo (R$ 4.500), lhe tiraria muita liberdade.

Saiu agora: Processando a Globo por salário de Fátima Bernardes, Lair Rennó fala detalhes da Record em BH

“A gente teve várias conversas e eu comecei a pensar, fiz uma contraproposta e aceitei [a exclusividade]. Mas quando eu fiz o vídeo falando que eu tava deixando o meu canal e ia suspender pra ficar no da rádio deu uma repercussão danada”, disse ele.

“Pow, eu tinha 96 mil lá [no canal do Youtube], eu tô abandonando eles. Um Mineirão e meio. Comecei a pensar, mas ao mesmo tempo pensava ‘e meus boletos, e minhas contas’. Bateu medo, mas fui pensando e falei ‘vou pedir demissão’. Tentaram me segurar mas a decisão já estava tomada”.

Mas vale destacar que ele foi só elogios para a emissora: “grato demais. tudo que eu sou devo a Itatiaia”. Assista ao trecho abaixo:

Saiu agora: Exclusivo: Ronaldo cria empresa de mídia e transmitirá Cruzeiro 2023 em BH; todos os detalhes aqui

Repórter esportivo da Globo Thiago Asmar se deu melhor no YouTube:

Um caso parecido é o do ex-repórter da Globo Thiago Asmar, que saiu da emissora e passou a investir em seu canal do YouTube. Segundo ele, apenas três anos depois já ganhava quatro vezes o que recebia na TV em 2017:

“Hoje eu ganho quatro vezes mais do que ganhava na Globo. Hoje eu ganho quatro vezes, mas a ideia é fechar 2020 ganhando dez vezes o que eu ganhava na Globo. Como eu trabalhava na Globo, tem aquele status. Todo mundo achava que eu era o mais bem-sucedido, mas jornalista não ganha bem não. Trabalha muito para ganhar mal. Eu ganho melhor em um negócio meu”

Especialista acredita em equívoco da emissora ao perder o comunicador

Um especialista em mídias e negócios digitais, ouvido pelo Moon BH mas que também não quis se identificar, aponta um erro estratégico da rádio ao perder Venâncio:

“O mercado mudou muito. A Globo passou a incluir as redes sociais da Fátima Bernardes nas propostas comerciais e a própria emissora passou a ser também o comercial da apresentadora, que agora conta com um time inteiro para vender posts pra ela. Em troca a Globo ganha um porcentagem. A regra agora é todo mundo ganhar de todos os lados e a Itatiaia poderia ter feito o mesmo com o Samuel”.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.