Política e Poder

PBH vai investir mais de R$ 300 milhões na mobilidade urbana

Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Belo Horizonte deu um importante passo em direção à melhoria da mobilidade urbana da cidade ao aprovar no 1º turno o Projeto de Lei (PL) que autoriza a PBH a contratar um empréstimo de R$ 307 milhões.

Esses recursos, a serem obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), serão destinados a um pacote de obras e iniciativas que têm como objetivo desafogar o trânsito e promover a integração dos meios de comunicação

A proposta, enviada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), foi amplamente aprovada com 33 votos a favor e apenas três contra. O apoio substancial dos vereadores demonstra o consenso sobre a importância de investir em infraestrutura urbana para solucionar problemas de mobilidade que afetam tanto moradores quanto visitantes.

Objetivos do Projeto: estações, corredores e ciclovias

O recurso de R$ 307 milhões, que será destinado ao programa de mobilidade urbana de Belo Horizonte da PBH, tem como foco central a melhoria dos corredores de transporte público. Um dos principais pontos do projeto é a construção de estações de integração para os ônibus municipais e metropolitanos ao longo da avenida Amazonas, uma das vias mais movimentadas e de tráfego intenso da cidade.

Além do corredor Amazonas, o texto do PL também prevê a instalação de uma nova estação de transferência do sistema Move na área hospitalar da cidade. Essa estação será um ponto estratégico para facilitar o acesso de pacientes e trabalhadores aos hospitais da região, onde há grande fluxo de pessoas diariamente. Outras melhorias incluem a requalificação das calçadas e a implantação de ciclovias no centro de BH, proporcionando maior segurança e conforto para pedestres e ciclistas.

Projeto de Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável

A parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento reflete a busca por soluções sustentáveis ​​para os problemas de mobilidade urbana de Belo Horizonte. A inclusão de ciclovias e a requalificação de calçadas reforçam o compromisso com alternativas que promovam um deslocamento mais sustentável e menos dependente de veículos motorizados. Essas iniciativas, além de contribuirem para uma mobilidade mais eficiente, incentivam a redução da emissão de gases poluentes, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O corredor de ônibus na avenida Amazonas será uma etapa significativa para a integração dos transportes, facilitando o deslocamento entre diferentes regiões de BH e regiões metropolitanas. A previsão é que essa estrutura melhore o fluxo de passageiros e otimize os tempos de viagem, tornando o transporte público uma opção mais atrativa e competitiva para a população.

Naiara Souza

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