A pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada na última quinta-feira (22), aponta vitória de Alexandre Kalil (PSD) já no primeiro turno, para a prefeitura de Belo Horizonte. 

O atual prefeito aparece com 60% das intenções de voto. Já o segundo colocado, João Vítor Xavier (Cidadania) apresenta 7%, seguido por Áurea Carolina (Psol), com 5%. Bruno Engler (PRTB) tem 3% das intenções de voto e Nilmário Miranda (PT), 2%. Os demais candidatos à prefeitura da capital apresentam 1% das intenções, cada.

De acordo com o Datafolha, Kalil está liderando em todos os segmentos das pesquisas e tem índice de voto mais alto entre os que aprovam sua gestão no enfrentamento da pandemia (73%).

Advertisement

Pesquisa espontânea

Já na pesquisa espontânea, aquela em que nenhum candidato é mencionado, Kalil também saiu à frente, com 49% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados, Áurea Carolina (Psol) e João Vítor Xavier (Cidadania), com 3% cada. Bruno Engler (PRTB) apresentou 2% e Nilmário Miranda (PT), 1%.

Os entrevistados que responderam outros, representaram 4%. Quem não vota ou não vai votar, 1%. Votos brancos e nulos somaram 8% e não sabem, 28%. 

Advertisement

Rejeição

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum. O candidato mais citado foi Nilmário Miranda (PT), com 28%, seguido por Cabo Xavier (PMB), com 24% e João Vítor Xavier (Cidadania), com 21%.

Luísa Barreto (PSDB), Áurea Carolina (Psol) e Lafayette Andrada  (Republicanos), apresentaram 18% cada. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de outubro e entrevistou 868 eleitores da cidade de Belo Horizonte. As respostas possuem uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Advertisement