O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) elege, no final deste ano, a diretoria executiva que comandará a entidade no próximo biênio, 2026/2027. A atual presidente, Márcia Alfenas, já sinalizou que não concorrerá à reeleição. Deste modo, a situação deve indicar o atual vice-presidente, Christian de Matos, como cabeça de chave na disputa.
No CRF/MG, a prática do vice-presidente saltar ao posto de presidente ao final de um mandato é comum. Márcia Alfenas, que comanda a entidade em 2024 e 2025, ocupava a vice-presidência na gestão anterior.
Neste cenário, Christian de Matos seria o principal nome em uma diretoria formada pela atual secretária-geral, Daniela Vieira, e pelo tesoureiro, Sebastião Ferreira. O quarto nome desta composição ainda não foi definido.
O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais é uma autarquia que cumpre as leis, decretos e resoluções estabelecidas pelo governo federal, Anvisa e Conselho Federal de Farmácia.
Em Minas, o CRF-MG representa cerca de 34 mil profissionais e mais de 18 mil estabelecimentos farmacêuticos. Nesta eleição também serão escolhidos onze conselheiros estaduais. Os integrantes da chapa que concorrem aos cargos de diretores executivos devem figurar entre os conselheiros estaduais eleitos.
A eleição será marcada após o maior evento da instituição, a 17ª Edição do Congresso de Farmácia de Minas Gerais, que acontece de 2 a 4 de outubro, no Centerminas Expo. O voto é secreto e depositado de forma online em plataforma validada pelo Conselho Federal de Farmácia.























