Mídia em MG

Sócio de Rubens Menin compra concorrente da Itatiaia em BH

Na tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, a confirmação da venda da Rede Transamérica de Rádio para João Camargo, sócio de Rubens Menin na CNN Brasil, reacendeu as especulações sobre o futuro da rede de rádio.

A negociação, que ainda precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), envolveria, também, o empresário Rubens Menin, dono da CNN Brasil, e pode marcar uma nova fase para as comunicações no país.

A venda da Transamérica foi confirmada pelo jornalista Lauro Jardim, do O Globo. Os irmãos Camargo, que já são donos de emissoras como Disney e Alpha FM, agora assumem o controle de uma das maiores redes de rádio do Brasil.

João Camargo, um dos adquirentes da Transamérica, é chairman e dono de 30% do capital da CNN Brasil. Sua participação no negócio reforça a possibilidade de integração entre a rádio e a rede de notícias.

Leia também: Emissora de Rubens Menin, CNN terá concorrente criada por ex-sócio dele

Concorrente da Itatiaia em BH

A Transamérica não é um grande destaque do rádio em Belo Horizonte, mas também não deixa de ser uma concorrente da Rádio Itatiaia.

Atacama Agência – Divulgação

Enquanto a emissora de Menin ocupa a liderança isolada na audiência, a Transamérica aparece na décima terceira colocação na última medição do Kantar Ibope. (veja o ranking completo aqui).

CNN Rádio

A ideia de criar uma CNN Rádio já esteve nos planos dos executivos da empresa. Em outubro de 2020, a CNN Brasil chegou a ocupar 6 horas de programação diária na Transamérica, de segunda a sexta-feira. No entanto, o acordo foi encerrado em dezembro de 2023, e o projeto foi suspenso.

Agora, com a aquisição da Transamérica, a CNN Rádio pode voltar à pauta. Em entrevista ao jornalista Guilherme Ravache, João Camargo já havia mencionado o interesse no projeto, mas o assunto só ressurgiu com a possibilidade de Rubens Menin estar envolvido na negociação.

Rubens Menin e a CNN Esportes

Além do projeto de rádio, a CNN Brasil também tem demonstrado interesse em ampliar sua atuação no campo esportivo. A parceria com a Transamérica pode abrir portas para novas iniciativas nessa área, consolidando a marca como uma referência em notícias e entretenimento.

A aprovação da venda pelo Cade será o próximo passo para concretizar a negociação. Se aprovada, a aquisição da Transamérica pode marcar o início de uma nova era para a CNN Brasil, com a integração de rádio, TV e plataformas digitais.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

Recent Posts

Numanice: últimos ingressos de Ludmilla em BH

Numanice: Show de Ludmilla na área externa do Mineirinho promete unir pagode, samba e produção…

18 horas ago

BH vira terceiro destino mais procurado no Carnaval, diz Azul

Belo Horizonte entra no top 3 dos destinos mais procurados para o Carnaval, impulsionado por…

21 horas ago

Empresa de ônibus é multada em R$ 200 mil por atrasos em BH

Descubra as infrações cometidas pelo Consórcio BHLeste e S&M Transportes na prestação de serviços de…

23 horas ago

Milton Nascimento desabafa após falta de cadeira no Grammy

Milton Nascimento causa polêmica no Grammy após relatar tratamento desigual. Saiba mais sobre a situação…

2 dias ago

Carnaval de BH deve movimentar R$ 1 bilhão m 2025

O Carnaval de BH cresceu exponencialmente, saltando de 500 mil para 5,5 milhões de foliões…

2 dias ago

Câmara de BH vai debater start ups e “sexo biológico”

A Câmara Municipal de Belo Horizonte colocou em pauta dois projetos de lei: um sobre…

2 dias ago