Em uma entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (13), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) afirmou que vai solicitar ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a liberação de R$4,3 milhões que estariam “travados” para acabar com o embate das empresas de ônibus da capital.
Na última quarta-feira (12), duas empresas afirmaram que estão entrando em colapso e por isso, estariam encerrando cerca de 150 viagens. A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH).
“Estamos reunidos porque aconteceu um problema que todos fomos pegos de surpresa, a respeito da paralisação de duas empresas. Temos dinheiro que é retido do SETRA, que está na prefeitura e não podemos usar. De acordo com o contrato, a verba é para momentos de desequilíbrio. Isso é contratual. Agora, nós estamos nos encaminhando para o MP”, afirmou Kalil.
O objetivo é desbloquear a verba para manter as linhas de ônibus operando na capital. “Se o MP estiver de acordo com isso, vamos retornar as linhas amanhã (sexta-feira) e aguardar início para que o projeto, que vai ser levado semana que vem à Justiça, (também) seja levado ao plenário”, destacou o prefeito de BH. Kalil afirmou que terá reunião com o órgão às 17h para definir as medidas que serão tomadas.
“A grande prioridade é fazer a compra de diesel, e acertar a folha de pagamento para atender a população. Se hoje houve a liberação de dinheiro, esses ônibus, com certeza, amanhã precisarão estar na rua. Essas empresas consomem 10 mil litro de diesel por dia”, destaca o presidente do SETRA, Robson Lessa.
Sempre no prejuízo e sempre pobres, as empresas de ônibus deveriam rescindir seus contratos com a prefeitura e procurar negócios mais rentáveis. Ou o prefeito poderia procurar meios de fazê-lo.
A jornalista Gislaine Ferreira fez sucesso em Belo Horizonte durante anos como a garota do…
Como mostrou o Moon BH na semana passada, o valor que Belo Horizonte dará como…
Depois de dois anos sem pode comemorar uma das melhores festas brasileiras, as quadrilhas, ou…
Muita gente vem se perguntando porque virou comum que nomes conhecidos na TV Globo Minas…
É curiosa a regra moral dos políticos de direita de Belo Horizonte. Eles condenam firmemente…
Os dois principais candidatos ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo)…