No dia 21 de novembro de 2021, quase um ano após o esperado, o público finalmente saberá quem vai levar o título de campeã ou de campeão do Duelo de MCs Nacional 2020. 32 MCs, classificades nas seletivas estaduais e na repescagem ao longo do ano passado, sobem ao palco em Belo Horizonte para disputar a final da maior batalha de rimas improvisadas do Brasil. A competição será realizada sem a presença de público e transmitida ao vivo, a partir das 15h, pela TwitchTV da Família de Rua.

Um time de peso vai marcar presença na transmissão: as apresentações musicais ficam por conta de Iza Sabino (MG) e Dudu MC (ES). Quem comanda as pickups é o DJ LB (MG). Mantendo a tradição, Douglas Din (MG) será o mestre de cerimônia da edição. Clara Lima (MG) e Tiago Red (SP) serão jurades junto com o público, que também poderá votar pelo chat da Twitch, ao final das batalhas. E não termina aí: Mamuti (SP) e Winnit (SP) serão responsáveis pelos comentários e a transmissão conta ainda com a irreverência de Markin (MG), que vai atuar como repórter.

Criado pela Família de Rua, o Duelo de MCs Nacional nasceu em 2012 e, desde então, vem escrevendo uma história conduzida por união e respeito, luta e resistência. A grande final é um momento de catarse, de emoção. É a hora de celebrar uma caminhada que é coletiva, que abriga sonhos e paixões e alcança as quebradas do Brasil profundo, transformando vidas e formando uma comunidade. Na 9ª edição da competição, representantes de 25 estados e do Distrito Federal chegam junto para este momento tão esperado.

Advertisement

“O Duelo Nacional é um dos momentos mais importantes do ano para a cena das batalhas de freestyle do país. É o nosso brasileirão! Realizar a grande final agora, reunindo, em BH, 32 MCs de todos os cantos do Brasil, depois de ter que adiar o evento algumas vezes por causa da pandemia, vai ser ainda mais especial”, afirma PDR Valentim, integrante da Família de Rua e um dos idealizadores do Duelo Nacional.

Os beats da Final

Em 2021, a Família de Rua lançou o primeiro Concurso de Beats do Duelo de MCs Nacional. O edital vai selecionar 5 beatmakers para compor a trilha sonora das batalhas da competição e receber o prêmio de R$1.500. As Batalhas do Duelo Nacional 2020 serão registradas, lançadas como obras audiovisuais coletivas e as pessoas autoras dos beats serão creditadas como Produtor Musical. A curadoria do concurso tem assinatura de Iza Sabino e DJ Caique, artistas e produtores musicais de notório conhecimento da cena musical da Cultura Hip Hop brasileira.

Advertisement