A Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) anunciou nesta terça-feira (1º) um plano para a distribuição da vacina contra a COVID-19. De acordo com o secretario Carlos Eduardo Amaral, o intuito é que o protocolo oriente os municípios sobre o processo de imunização da população mineira, assim que o imunizante esteja disponível no mercado.

“Nós estamos nos preparando para, quando chegar essa vacina, termos condições de fornecer os insumos, distribuir adequadamente a vacine e, inclusive, fazer o acompanhamento pós-vacina”, afirmou Amaral durante a coletiva de imprensa.

Advertisement

Segundo a SES, as ações foram pensadas para antecipar uma possível corrida mundial para aquisição dos materiais necessários ao armazenamento das doses e aplicação do imunobiológico quando ele for aprovado. Esse movimento deva causa o aumento nos preços dos itens e a falta da vacina no mercado.

“O objetivo do plano é organizar nossas ações e estratégias para a imunização, abordando as fases de pré-campanha, na qual vamos prepara a rede de saúde de Minas para aquela que pode ser considerada a maior vacinação do planeta”, ressaltou o secretário.

De acordo com Amaral, o estimulado é que em seis meses toda a rede de saúde mineira esteja estruturada para atender a população.

Advertisement