Flamengo da temporada 2019 ficou na história do futebol brasileiro

Já há muitos anos que não se via uma equipa do futebol brasileiro a ter uma temporada tão bem-sucedida como aconteceu com o já histórico Flamengo da temporada 2019.

Em uma temporada em que recordes atrás de recordes foram batidos, o time de Jorge Jesus apenas não conseguiu terminar da melhor forma essa temporada de sonho. Acabando por perder já na prorrogação a final do Mundial de Clubes, contra o todo poderoso Liverpool.

Por isso, vale a pena resumir e explicar como esse Flamengo de 2019 estará para sempre na história do futebol brasileiro e do futebol sul americano, sendo considerado por muitos os dos melhores times sul-americanos dos últimos anos.

Flamengo cimentou seu lugar na história do Brasileirão

Apesar de ter sido campeão Carioca, ainda com Abel Braga, e de ter vencido a final da Copa Libertadores contra o River Plate, a verdade é que o time do Flamengo conseguiu quebrar muitos recordes em todas as edições do Brasileirão- desde que a competição se joga com 20 equipes e com pontos corridos.

Mesmo tendo chegado já com o Brasileirão na pausa da Copa América, o técnico português, Jorge Jesus, conseguiu montar uma equipe que acabou se tornando um time. Entenda agora quais são os recordes que ficarão nessa temporada histórica do Flamengo:

  • Mais pontos da história- 90 pontos
  • Maior número de vitórias em uma edição- 28 vitórias
  • Melhor ataque da história do Brasileirão- 86 gols
  • Maior artilheiro em uma edição- Gabriel Barbosa com 25 gols

Como se pode rapidamente concluir, o Flamengo promete ficar na história do Brasileirão, como tendo um dos melhores percursos de sempre para se tornar o campeão brasileiro. Vale a pena recordar que Jorge Jesus estava com 8 pontos de desvantagem, quando pegou no time.

Qual é o segredo do sucesso para o Flamengo ter entrado na história?

Acima de tudo, o time do Flamengo fica na história, não só pela temporada quase perfeita que teve no Brasileirão 2019, mas também pela vitória histórica que teve, quando conquistou em Lima, no Peru, a Copa Libertadores, depois de mais 38 anos de espera. Infelizmente nenhum time da Primera B do Chile esteve presente na Copa Libertadores.

Com um futebol sempre muito dominador, o time de Jorge Jesus conseguiu sempre ter mais posse de bola que os seus adversários, conseguindo pausar o jogo sempre a seu ritmo.

Mesmo tendo algumas debilidades, sobretudo no fator defensivo, todo o talento na finalização das jogadas permitiu que o Flamengo conseguisse muitas vezes vitórias muito confortáveis. Prova disso são os 86 gols que o time conseguiu marcar em 38 jogos no Brasileirão 2019.

Será que o Flamengo vai conseguir repetir uma temporada histórica?

Tal como o técnico Jorge Jesus assumiu em uma entrevista muito recente, o principal adversário do Flamengo, para essa temporada 2020, vai ser o próprio Flamengo. E isso porquê?

Pois, com a temporada de sonho que o Flamengo teve em 2019, vai ser muito complicado conseguir replicar todo aquele sucesso. Por algum motivo a temporada 2019 foi histórica, pois jamais tinha sido repetida em uma edição do Brasileirão.

Será que o Flamengo vai conseguir repetir uma temporada histórica?

A grande questão, e também a grande preocupação de toda a torcida flamenguista, é como o time do Flamengo se vai conseguir organizar para conseguir revalidar o título de campeão brasileiro, mas também o título da Copa Libertadores.

Com nomes importantes como Bruno Henrique, Gabigol e de Reinier em risco de poderem sair já nesse mês de janeiro, e antes mesmo da temporada começar, como vai funcionar o ataque do Flamengo a partir de agora.

Vale a pena recordar que, ao longo dessa temporada mágica para o Flamengo, Gabigol e Bruno Henrique foram os dois jogadores que mais tiveram ligação direta com os 150 gols que o time do Flamengo conseguiu marcar nessa temporada toda de 2019, incluindo todas suas competições.

Além disso, até que ponto o time do Flamengo, agora que conseguiu reconquistar dimensão mundial no futebol, vai ter capacidade financeira para conseguir recusar propostas milionárias que vão acabar surgindo por alguns dos seus principais craques. 

Finalmente, não dá para negar da enorme importância que Jorge Jesus teve em todo esse sucesso do Flamengo, em poucos meses. Com uma ambição clara de poder chegar e treinar um grande time europeu, será que Jorge Jesus vai continuar mais um ano no Flamengo?

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.