Exclusivo: Lula quer que Dilma concorra a deputada federal em BH por seus votos

O ex-presidente Lula (PT) quer convencer a também ex-presidente Dilma Roussef a voltar a Belo Horizonte em 2022 para concorrer ao cargo de deputada federal por Minas Gerais. Como adiantado com exclusividade pelo Moon BH em outubro, ele já havia convencido o ex-governador Fernando Pimentel a concorrer ao mesmo cargo (veja aqui).

Se por um lado Dilma diz aos mais próximos que não tem a intenção de concorrer a mais nada, Lula sabe que ela tem uma expressiva força política no estado. Apesar de não ter se elegido senadora em 2018, recebeu cerca de 15% dos votos do estado. Foram 2,7 milhões de votos, sendo que 240 mil só em Belo Horizonte.

Leia também: Kalil renunciará como prefeito de BH em 25 de março; data é especial

Há quem veja que ela só não tenha sido eleita pela prepotência do PT, que tinha dois candidatos na disputa.

Se contados os 1,2 milhão de votos de Miguel Correia, o PT teria tido 3,9 milhões o que colocaria Dilma em primeiro lugar, na frente de Rodrigo Pacheco (3,6 mi) e Carlos Viana (3,5 mi).

Segundo a colunista de O Globo Malu Gaspar publicou nesta segunda, 3, Lula e Dilma se encontrarão em São Paulo na próxima semana para falar sobre política.

É quando ela terá de ser convencida. Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de dar sua opinião sobre a aliança do padrinho com Geraldo Alckmin.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.