A Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, será palco de uma grande ação social neste sábado, 30 de agosto. A capital mineira recebe o evento de celebração do “Dia de Cooperar” (Dia C), o maior movimento de voluntariado do cooperativismo brasileiro.
Das 9h às 13h, o público poderá desfrutar gratuitamente de shows, atividades educativas e serviços de saúde e bem-estar. A expectativa da organização, a cargo do Sistema Ocemg, é receber cerca de três mil pessoas.
Destaque: ação inovadora de combate ao aquecimento global
O grande destaque da edição de 2025 será uma ação de conscientização ambiental. Os participantes serão convidados a calcular sua “pegada de carbono” — a quantidade de gases do efeito estufa emitida em seu deslocamento até o evento.
Em seguida, para compensar esse impacto, poderão pedalar em bicicletas ergométricas conectadas a um totem.
A cada 2 quilômetros percorridos, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) se compromete a plantar uma muda de árvore. “É uma maneira lúdica e divertida de educar os mineiros para a importância de evitar lançar gases do efeito estufa na atmosfera”, explica Andrea Sayar, gerente de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.
Saúde, educação financeira e cultura para toda a família
O evento contará com uma vasta gama de serviços e atrações gratuitas. Na área da saúde, a CoopSaúde e a Coopeder oferecerão aferição de pressão e orientações sobre saúde bucal. No campo da educação financeira, cooperativas de crédito como Crediminas, Cecremge e Unicred darão dicas sobre planejamento de gastos e crédito consciente.
Para as crianças, um espaço kids com brincadeiras e contação de histórias será promovido pelo Sicoob Credicom. A programação cultural contará com shows do bloco Seu Vizinho, do grupo Tamborilata, do projeto Viola Viva, do Circo do Sufoco e do Soul Guetto.
O que é o Dia C?
O Dia de Cooperar é um movimento de voluntariado que dura o ano todo, mas que tem um grande dia de celebração, realizado simultaneamente em todas as capitais do país, sempre próximo ao Dia Nacional do Voluntariado (28/08). “
O Dia C mostra que, quando agimos juntos e de forma cooperativa, conseguimos transformar realidades, gerando prosperidade e desenvolvimento para todos”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, que organiza o evento em Minas Gerais.























