HomeEsportesCruzeiroPedrinho BH vai comprar a "Itatiaia do Cruzeiro?" Entenda a história

Pedrinho BH vai comprar a “Itatiaia do Cruzeiro?” Entenda a história

Nos últimos dias, voltou a circular com força nos bastidores e em canais de torcedores a tese de que o dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, estaria comprando uma emissora de rádio em Belo Horizonte para “blindar” a comunicação do clube, evitando notícias negativas e dando ênfase nas positivas.

No entanto, a apuração dos fatos mostra um cenário diferente: não há, no momento, nenhuma negociação para a compra de uma rádio, que passou a ser chamada nas redes de “a Itatiaia do Cruzeiro”.

O que existe, e está em estágio avançado, é uma parceria de conteúdo com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que controla a TV Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

De onde veio o boato da compra?

O “barulho” sobre a aquisição de uma rádio por Pedrinho nasceu em vídeos e lives de canais de torcedores, que especulavam sobre o empresário estar “trabalhando a compra de uma rádio na capital”. Contudo, não existe nenhum anúncio oficial, contrato publicado ou registro que comprove essa movimentação.

A parceria com a EMC

O que é fato, e já vem sendo construído desde abril, é uma forte aproximação entre Pedro Lourenço e a EMC, empresa de comunicação do Governo de Minas. A informação é do site O Fator.

As conversas visam a ampliar a cobertura esportiva e as transmissões de jogos nos canais da estatal. Um sinal claro do avanço dessa parceria foi a transmissão dos jogos do Cruzeiro na Vitória Cup, em julho, pela Rede Minas e pela Rádio Inconfidência, um movimento que foi lido como um teste para projetos maiores.

Pedrinho quer investir, mas não comprando rádio

No tabuleiro de 2025, uma parceria de mídia é uma jogada muito mais inteligente para o Cruzeiro do que a compra de uma emissora. Firmar um acordo editorial com uma rede pública entrega alcance imediato em TV aberta e rádio sem o alto custo e a enorme burocracia de uma aquisição, que envolve concessões e uma série de regulações.

Além disso, a estratégia evita o ruído político e o risco reputacional de ter uma “rádio do clube”.

Esportes Redação
Esportes Redação
Jornalista esportivos que trabalham há mais de 15 anos na cobertura diária dos principais clubes brasileiros, com foco em Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Botafogo.