A partir do dia 08 de junho, shoppings centers, shoppings populares, centros comerciais e galerias, poderão reabrir em Contagem. A decisão foi anunciada pelo prefeito Alex de Freitas (sem partido) nesta segunda-feira (1º).

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), os estabelecimentos devem funcionar com capacidade reduzida em 50%, das 12h às 20h, de segunda a sábado.

Advertisement

Além disso, todas as pessoas que entrarem nos estabelecimentos devem usar máscaras de proteção e terão a sua temperatura medida. Caso a temperatura seja maior que 37.2°C, a pessoa será orientada a procurar um centro de saúde. O decreto ainda informa que os comércios devem disponibilizar álcool em gel 70% para todas as pessoas e assegurem um distanciamento de 2 metros entre as pessoas nas filas que forem formadas.

Apesar da liberação dos estabelecimentos, ainda está proibida a reabertura de cinemas, teatros/auditórios, áreas de jogos, brinquedos, entretenimento de qualquer espécie, bares e boates, academias, feiras, eventos e empréstimos de carrinhos para crianças.

Proibições

De acordo com o decreto, está proibido promover promoções, exposições e ventos de qualquer natureza nos estabelecimentos. Além disso, é proibida a prova de vestimentas no local, acessórios, bijuterias, calçados, entre outros.

Advertisement

A prefeitura ainda solicitou o fechamento de todos os provadores, impossibilitando o seu uso.