Confirmado: Trem turístico ligará Minas ao Rio de Janeiro no segundo semestre

Se você gosta de viajar de trem e o Rio de Janeiro está nos seus planos, fique atento porque já no segundo semestre começarão as viagens turísticas entre os dois estados.

Confirmado pelo Ministério do Turismo, o roteiro interestadual percorrerá oito cidades mineiras e fluminenses a partir do segundo semestre deste ano.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro.

Outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro.

Os passeios serão realizados nos sábados, domingo e feriados e deverão dinamizar a atividade turística nos municípios.

Os turistas que já visitam a região em busca de atrativos naturais e históricos poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações.

O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Paulo Henrique Nascimento, que está à frente do projeto, considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística. “A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”, comenta.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

As informações são do Ministério do Turismo. Falando em viagem, olha só esse vídeo que gravamos ensinando mineirês pra alguns gringos:


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.