Vivendo uma fase de ouro no esporte nacional, Minas Gerais conta com excelentes esportistas que se destacam ao redor do mundo. Entre eles, nomes como Bruno Soares (tênis), Bernard (futebol), Ricardo Lucarelli (vôlei) e Marcelo Melo (tênis) honram a bandeira mineira em competições de altíssimo nível.

Para além de ser um dos Estados mais populosos do país, parte do que faz Minas Gerais um Estado diferenciado no esporte é a sua constante renovação através dos jovens atletas. Com uma ótima geração em formação, os mineiros contam com excelentes esportistas que ainda não atingiram os seus respectivos potenciais.




Com destaque para o futebol e o poker, separamos seis dos principais nomes do esporte mineiro para ficar de olho.

Cacá — Futebol

Advertisement

Com a diretoria do Cruzeiro sem fundos para investir, a categoria de base da Raposa se torna extremamente importante para a equipe sair de uma crise que parece sem fim.

Entre os principais jogadores revelados pelo Cruzeiro nos últimos anos, o nome de Cacá é unanimidade. Natural de Visconde do Rio Branco, pequena cidade perto de Ubá, o zagueiro fez a sua estreia na equipe principal em 2018 e desde então vem se consolidando no elenco.

Com apenas 20 anos, Cacá já é titular da zaga do Cruzeiro e tem mostrado bom futebol como um defensor de força que consegue destruir as jogadas adversárias através do bom vigor físico.




“Estou vendo uma evolução muito boa da garotada, dos meninos que subiram para o profissional. Eles subiram com um compromisso muito grande e a responsabilidade de representar o Cruzeiro, um clube gigante”, disse Cacá em entrevista ao site Hoje em Dia.

Advertisement

João Menezes — Tênis

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, João Menezes foi uma surpresa positiva na delegação brasileira. De Uberaba, o tenista destro é o atual número 185 do ranking mundial.

Advertisement

O ranking pode não impressionar tanto, mas João está numa ascensão nítida. No início do ano passado, por exemplo, o tenista ocupava a 398ª colocação no ranking — portanto, tamanha evolução em pouco mais de um ano explicita o seu crescimento nas quadras.

Versátil, João consegue ter bom desempenho no piso duro e no saibro. Em maio do ano passado, ele venceu um torneio Challenger disputado no Uzbequistão e logo depois (julho) chegou à final de uma competição desse nível nos Estados Unidos. Para subir no ranking, essa versatilidade é essencial. 

Mirando se tornar um jogador regular no top 100 mundial, João vem de uma excelente temporada e é um tenista para ficar de olho no futuro.

Advertisement

Diego Beirigo — Poker

Minas Gerais tem uma grande tradição no poker e parte do que faz o Estado tão competente na modalidade é a constante renovação dos competidores.

Atualmente, Diego Beirigo é uma excelente promessa na modalidade. Representante de Formiga, o mineiro teve ótimo desempenho no ano passado e se lançou para a elite do poker brasileiro em grande estilo.

Advertisement

Na última etapa do Campeonato Brasileiro de Poker de 2019, realizada em São Paulo entre os meses de novembro a dezembro, Diego foi um dos principais destaques ao terminar o principal evento do torneio na segunda colocação.




O evento principal da competição foi disputado na clássica variante texas holdem. Na ocasião, 3.315 participantes estiveram no torneio e Diego só ficou atrás do potiguar Madson Moura.

Com muito potencial, Diego mostrou que tem qualidade para competir no topo. Para o futuro, o seu principal objetivo é traduzir todo esse talento em consistência nas grandes competições do continente.

Bruninho – Futebol

Advertisement

Com apenas 19 anos, o belo-horizontino Bruninho é ao lado de Marquinhos a atual promessa do Atlético Mineiro.

Após a chegada do técnico Jorge Sampaoli, que veio através de uma grande operação financeira do Galo, o jovem Bruninho ficou sem espaço no time principal. Atualmente emprestado ao Sport, ele atua nos lados do campo como meia e impressiona com boa habilidade e agilidade. 

“Fiquei feliz por poder estrear logo que cheguei, com uma semana de trabalho. Estou me ambientando com os companheiros e com o clube. Foi a primeira vez que saí de Belo Horizonte”, afirmou o jogador em entrevista ao Folha PE sobre a nova jornada com o time pernambucano.

Advertisement

Bruninho surgiu na equipe principal do Galo no segundo semestre do ano passado, quando o time testou vários jogadores da categoria de base em uma temporada marcada pela falta de grandes objetivos.

Matheusinho — Futebol

Destaque do América Mineiro, Matheusinho já é um veterano na equipe principal, mas ainda é jovem. Com apenas 22 anos, ele é titular regular no Coelho desde 2016 e de lá pra cá já foi sondado em várias equipes do futebol nacional.

Advertisement

Com uma história relevante no América, o belo-horizontino se juntou ao time da base da equipe quando tinha apenas 13 anos. Ele se projetou em grande estilo para o futebol brasileiro em 2017, quando foi importante na campanha do título do Coelho na segunda divisão.

Habilidoso e rápido, Matheusinho gosta de jogar pelos lados do campo. Convocado algumas vezes para as seleções de base do Brasil, ele projeta muito potencial para o futuro.




“A expectativa é muito boa de o time subir cada vez mais, da gente conquistar os nossos objetivos, principalmente o nosso objetivo principal que é subir para a Série A”, afirmou em conversa com o site Superesportes.

No fim do ano passado, Matheusinho foi especulado no Vasco, mas o presidente do Coelho, Marcus Salum, negou qualquer possibilidade de saída do jogador.

Advertisement

Eduardo Silva — Poker

Mais um jogador de poker na lista, Eduardo Silva já se estabeleceu entre os melhores do país. Ao contrário do mineiro Diego, que é especialista na modalidade ao vivo, Eduardo tem como prioridade o poker online.

Atual líder de Minas Gerais no ranking online de acordo com o site PocketFives (conteúdo em inglês), o jogador ocupa a oitava posição do Brasil e vive a melhor fase de sua carreira na modalidade.

Advertisement

Para completar o grande currículo de Eduardo, o jogador está entre os 40 primeiros do mundo — um feito impressionante tendo em conta a competitividade do poker online.

Ainda muito jovem, Eduardo tem espaço para crescer ainda mais no poker online e, talvez, se tornar o grande líder do ranking nacional.



Advertisement