Gigante chinesa em MG: Minasmáquinas traz marca de caminhões que operam ‘sem motorista’

Foto: Divulgação

Uma movimentação estratégica vai agitar o mercado de mineração e construção pesada em Minas Gerais nesta terça-feira (16). O tradicional Grupo Minasmáquinas anuncia uma parceria de peso com a LGMG, fabricante chinesa que detém 30% do market share global e é pioneira em uma tecnologia que parece filme de ficção científica: a operação autônoma.

O evento de oficialização ocorre hoje, às 19h, na unidade da Minasmáquinas no Vale do Sol, em Nova Lima, com a presença dos executivos Bruno S.K. Volpini (CEO da Minasmáquinas) e Kai Hung (Executivo LGMG Brasil).

1 Operador, 25 Máquinas: A Tecnologia LGMG

O grande diferencial que a LGMG traz para o “quintal” das mineradoras mineiras é a tecnologia de ponta. A marca é referência mundial em veículos autônomos para mineração. Segundo a empresa, a tecnologia permite que apenas um operador controle até 25 máquinas de forma remota.

Isso representa uma revolução em segurança e eficiência para o setor, tirando operadores de áreas de risco e aumentando a produtividade.

“Encontramos na LGMG não apenas uma linha de produtos adequada, mas de alta qualidade e tecnologia”, explica Bruno Volpini.

O Negócio: De olho em R$ 108 Bilhões

A parceria não acontece por acaso. Minas Gerais é o coração pulsante da mineração no Brasil. Dados do Ibram mostram que o estado foi responsável por R$ 108,3 bilhões do faturamento do setor em 2024.

Com a previsão de investimentos de US$ 19,5 bilhões apenas em minério de ferro nos próximos anos, a Minasmáquinas busca abocanhar uma fatia desse crescimento oferecendo o portfólio de mais de 200 modelos da LGMG (caminhões, escavadeiras, motoniveladoras) com a garantia de seu pós-venda já consolidado.

Lançamento em Nova Lima

O evento desta noite contará com a exposição física dos “monstros” de aço: os principais caminhões e escavadeiras da marca estarão no pátio da concessionária na BR-040.

“A LGMG espera que a tradição e expertise da Minasmáquinas em vendas e pós-vendas seja um grande diferencial para incrementar a penetração dos nossos produtos no mercado Brasileiro”, afirma Kai Hung.