Credito: Rodrigo Clemente
A Prefeitura de Belo Horizonte deu um passo inovador em saneamento básico e acessibilidade urbana nesta terça-feira, 25, inaugurando o primeiro banheiro público autolimpante da capital mineira, localizado na Praça da Estação. Ele entra em operação nesta quarta-feira, 26.
O equipamento, gratuito e disponível das 6h às 22h, combina tecnologia, sustentabilidade e inclusão, marcando o início de um projeto que promete expandir para outras áreas movimentadas da cidade até julho.
Os banheiros público são uma demanda grande em cidades como a capital mineira por trazerem segurança e praticidade para quem precisa estar fora de casa e usar o banheiro sem ter de pedir em alguma loja.
Cada unidade possui duas cabines equipadas com:
Após o uso (limitado a 10 minutos por pessoa), sensores ativam um processo de autolimpeza: sprinklers (equipamentos similares a chuveiros) liberam água e produtos de higienização no piso, eliminando resíduos sem intervenção humana.
Banheiro público em BH
O banheiro foi projetado para atender pessoas com deficiência, com:
A tecnologia touchless (sem contato físico) reduz riscos de transmissão de doenças, enquanto o sistema de iluminação sinaliza o status das cabines em tempo real. A prefeitura também instalou um segundo banheiro experimental na Praça Rio Branco, que passa por testes antes da liberação ao público.
Até julho, mais três unidades serão instaladas em pontos estratégicos:
A iniciativa faz parte de um contrato de 12 meses (renovável por até 5 anos) com uma empresa responsável pela instalação e manutenção.
Empresário Rubens Menin explica como destinar 3% do IR a creches e idosos sem custo…
Influenciadora de BH é presa após fugir de clínica sem pagar R$20 mil por silicone…
Como o excesso de internet afeta adolescentes? Estudos revelam ligação com ansiedade, depressão e casos…
Quais os desafios de Álvaro Damião como novo prefeito de Belo Horizonte? Conflitos com a…
Acidente com ônibus da Saritur deixa pelo menos sete feridos em cidade do interior de…
Criança com necessidades especiais foi coagida por estudantes mais velhos a inalar vape em banheiro…