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Construção de mais uma área de escape no Anel Rodoviário será discutida

Será debatida nesta quarta-feira, 23 de agosto, em uma audiência pública da Comissão de Administração Pública da Câmara de BH, a proposta de construir uma segunda área de escape no Anel Rodoviário Celso Melo Azevedo. Essa solicitação foi feita por vereadores, motoristas e moradores da região circundante à via. A reunião visa a avaliar a viabilidade da criação imediata de uma nova zona de escape, após o sucesso da primeira instalação, que, desde seu estabelecimento em 2022, tem prevenido vários acidentes.

Irlan Melo (Patri), o principal promotor desse empreendimento, está incentivando um encontro adicional entre as partes interessadas para discutir essa expansão. A reunião está marcada para as 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Pessoas interessadas podem participar e enviar suas perguntas por meio de um formulário disponível no Portal CMBH até o término da audiência.

A realização dessa audiência é justificada, segundo Irlan Melo, tanto impacto pelo positivo da primeira área de fuga, que tem evitado diversos acidentes e salvado vidas, quanto pela necessidade de reduzir ainda mais os riscos associados a veículos que perdem o controle no Anel Rodoviário. Esse risco é particularmente alto na descida entre o Bairro Olhos D’Água e o trevo do Bairro Betânia, onde as pistas se estreitam e o tráfego é intenso. Portanto, a implementação de uma segunda área de fuga teria como objetivo principal reduzir significativamente o número de acidentes e atropelamentos nesse trecho, muitos dos quais resultaram em fatalidades. Esses riscos são exacerbados pela presença de muitas ocupações irregulares próximas à pista, onde residem quase 5 mil famílias.

O Anel Rodoviário, que possui uma extensão de 27 km e conecta as rodovias BR-262 e BR-381, começando nos Bairros Goiânia e Nazaré (Região Nordeste) e terminando nos cruzamentos da BR-040 com a BR-356, no Bairro Olhos D’Água (Região Oeste), foi construída nos anos 1950 com o propósito de aliviar o tráfego de carga que passava pelo Centro de Belo Horizonte e conectar os principais corredores de tráfego da cidade.

Irlan Melo tem uma longa trajetória de defesa dessa questão. Desde que se tornou vereador em 2017, ele tem se dedicado à segurança de motoristas, pedestres e moradores próximos ao Anel Rodoviário, todos eles testemunharam ou vítimas frequentes dos acidentes que ocorrem na via, causando prejuízos materiais, lesões e mortes. Iniciativas lideradas por ele resultaram na criação da Comissão Especial de Estudos do Anel Rodoviário em 2017, na formação de um Grupo de Trabalho em 2018 e na identificação de três locais potenciais para áreas de fuga em 2019, embora essas propostas não tenham sido aprovadas pelo Dnit naquela ocasião. Após reuniões com o ministro da Infraestrutura em Brasília, o conjunto de esforço possibilitou a construção da primeira estrutura, concluída em 2022.

Durante seu segundo mandato, Irlan Melo continuou seu compromisso com essa causa, participando de debates em 2021 e 2022, realizando inspeções de campo e buscando informações relevantes. Ele celebrou a entrada na operação da primeira área de fuga em agosto de 2022, destacando a diminuição de acidentes graças a essa iniciativa. Ele lamentou, no entanto, as mortes que poderiam ter sido evitadas caso a área de fuga tivesse sido instalada antes e garantisse a importância de mais estruturas ao longo do Anel Rodoviário. Em uma recente reunião plenária, ele novamente enfatizou o sucesso da medida e a necessidade de mais áreas de fuga ao longo da via.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

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