Reprodução
No primeiro semestre deste ano, as micro e pequenas empresas (MPE) continuam desempenhando um papel fundamental na geração de empregos em Minas Gerais. De acordo com dados levantados pelo Sebrae Minas, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério da Economia, os pequenos negócios foram responsáveis por um saldo positivo de 109.867 empregos de janeiro a junho, representando 77,5% do total de empregos gerados no estado. Somente no último mês do semestre, foram criados 23.554 novos postos de trabalho, um aumento de 17% em relação a maio.
No período de janeiro a junho de 2023, ocorreram 982.581 contratações e 872.984 desligamentos nas micro e pequenas empresas em Minas Gerais. Esse saldo indica um nível de alta de 9% em comparação com o mesmo período de 2022, mas apresenta uma queda de 7% em relação aos seis primeiros meses de 2021.
“As micro e pequenas empresas mineiras contribuíram ativamente para redução do desemprego e para a geração de renda das famílias menos favorecidas. O cenário econômico atual é mais estável com a redução da inflação, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) – no primeiro trimestre – e um maior otimismo dos empresários. Esses fatores podem ter influenciado novas contratações, depois dos momentos difíceis causados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…