Do dia 22 de setembro do ano passado até 1º de janeiro de 2023, os garis da Superintendência de Limpeza urbana (SLU) já retiraram 1.083 toneladas de resíduos provenientes da chuva, em diversos pontos de Belo Horizonte. Para transportar esse material, composto principalmente por galhos e lama, foram necessárias 143 viagens de caminhão, para o aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará. Durante a limpeza, além de recolher o lixo que fica espalhado, os garis raspam e removem a lama. O trabalho é concluído com a lavação de vias, que demandou 414 mil litros de água no período. Também houve a necessidade de usar máquinas e caminhão hidrojato nos trabalhos.
A regional que mais precisou de limpeza foi a Centro-Sul, com a retirada de 408 toneladas e o consumo de 150 mil litros de água. Entre os locais mais afetados, destacam-se a rua Joaquim Murtinho na esquina com a avenida Prudente de Morais (Santo Antônio), a rua Maria Carmem Valadares (São Lucas), rua Júlia Nunes Guerra (Luxemburgo), rua Renê Renault (Novo São Lucas), rua Nossa Senhora de Fátima (Aglomerado da Serra), rua dos Planetóides (Santa Lúcia), além de ruas do Hiper-Centro, Barro Preto, Lourdes, Mangabeiras e Savassi.
A região Nordeste foi outra bastante afetada, com a retirada de 314,1 toneladas. Foram gastos 105 mil litros de água, na limpeza de vias como nas avenidas Bernardo Vasconcelos e Cristiano Machado, ruas Soraia Monteiro Mateuz, Neblina e Padre Argemiro Moreira (Conjunto Paulo VI), ruas dos Limões e Luis de Abreu (Maria Goretti), rua Santa Maria Madalena e avenida Estrela de Belém (Ouro Minas), ruas Etilândia, Antônio Ribeiro de Abreu e São Judas Tadeu (Ribeiro de Abreu) e rua Dom Silvério Gomes Pimenta (Belmonte).
Da Região Oeste foram retiradas 128 toneladas de resíduos e gastos 9,5 mil litros de água, com destaque para a avenida Teresa Cristina e ruas próximas ao Córrego Ferrugem. A SLU também atuou na Pampulha (retirada de 76,7 toneladas de resíduos), Noroeste (51,60 toneladas), Leste (36,9 toneladas), Venda Nova (29,8 toneladas), Norte (21,7 toneladas) e Barreiro (16,4 toneladas).
Além dos garis que trabalham regularmente durante a semana e atuam no caso de chuvas fortes, a SLU também manteve equipes de plantões nos domingos e feriados, com o objetivo de agir com rapidez em situações de impacto causado por tempestades, proporcionando a limpeza e contribuindo para a desobstrução de vias.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Prezados leitores, Na coluna de hoje, trago um case que exemplifica perfeitamente como a transformação…
Gabigol comentou uma entrevista que Pedrinho deu sobre sua contratação para o Cruzeiro, mas disse…
Record Minas foi obrigada a recontratar Marco Nascimento para voltar a ser o diretor de…
Uma mulher surpreendeu o público ao fazer xixi ao vivo durante uma matéria na Globo…
A partir de 1º de abril, formulário para identificar condutor infrator deve ser preenchido apenas…
Samuel Venâncio, ex-Rádio O Tempo, estreia na 98 FM com cobertura aprofundada do Cruzeiro. Novos…