Categories: BH NewsMídia em MG

Justiça condena Globo Minas a pagar R$ 1,5 milhão a Carina Pereira pela 2ª vez

A Justiça Trabalhista condenou a TV Globo Minas a pagar uma indenização de cerca de R$ 1,5 milhão para a ex-apresentadora de programas como Bom Dia Brasil e Globo Esporte MG por acusações de assédio moral e sexismo.

A condenação em primeira instância tinha sido conseguida em junho deste ano e causou bastante barulho já que foi a primeira vez que um nome da Globo Minas processou o canal em um valor tão alto.

Na decisão de agora, que é colegiada, não cabe mais recursos. Para o desembargador Rodrigo Ribeiro Bueno, ficou comprovado que de fato Carina sofria os abusos relatados e que ocorriam de forma recorrente dentro do canal.

“Considerado que a decisão colegiada encerra a possibilidade de nova análise de fatos e provas, acredita que a condenação imposta não deverá sofrer alterações, ainda que possa ser interpostos novos recursos para as instâncias de natureza extraordinária”, comentou o advogado de Carina, Mainenti Grossi Froes de Aguilar, em nota.

Relato dos abusos dentro da Globo Minas

Quando saiu da emissora, a jornalista revelou o que enfrentava dentro da redação, quando seu chefe sugeria que ela pudesse fazer favores sexuais em troca de matérias e informações exclusivas:

“Carina consegue essa exclusiva aí, porque é mulher. Carina tem o que você não tem. Carina oferece o que você não oferece”, teria dito ele em uma ocasião.

Em outra ocasião, o superior teria dado a entender que os chefes deles no Rio de Janeiro tinham algum interesse que não o profissional na ida dela em uma viagem: “Eu tô indo trabalhar, fulano tá indo trabalhar, ciclano tá indo trabalhar, só você que não. Engraçado, você está com fama de bonita, mesmo, porque os chefes estão pagando hotel cinco estrelas, passagem aérea, só pra te conhecer. Ser mulher é bom demais”.

Casos de sexismo são comuns no esporte

É triste que ainda hoje mulheres jornalistas tenham de passar por situações como essas. Vale muito lembrar que um dos maiores nomes do jornalismo mineiro, Isabela Scalabrini, passou por situações parecidas quando foi uma das primeiras repórteres esportivas do canal.

Ela contou sobre o que sofreu ao entrevistar Maradona: “Todos os jornalistas eram homens e eu fui entrando. Perguntei sobre o início do treino e se o Maradona estava no vestiário. Eu nunca vou me esquecer que todo mundo riu. Disseram ‘O Maradona só está esperando você chegar’, ironizando. E eu fui entrando, me apresentei e pedi para fazer uma exclusiva para o Brasil. Em 1 minuto, ele sai do vestiário e vem na minha direção”.

Último dia de Carina na emissora rendeu por suposto climão

Em sua última participação no canal, ela viralizou ao comentar com o colega Carlos Eduardo Alvim um “que bom que você vai estar aqui”:

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

Recent Posts

Álvaro Damião tem proposta pra impedir pedágio: “Em BH, não”

Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…

1 dia ago

Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar amiga em coma

Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…

1 dia ago

Ídolo do Atlético revela por que Matheus Pereira ficou no Cruzeiro

Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…

1 dia ago

Repórter da Globo foge de assalto ao vivo: “Duas motos”

Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…

2 dias ago

Banda Mole traria Mamonas Assassinas pra BH, antes do acidente

Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…

2 dias ago

Comentarista da Itatiaia sugere trabalhar mais pra pagar pedágio: “1 hora”

Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…

2 dias ago