Prefeitura de BH pune professora que denunciou pouca merenda pra crianças

A jornalista Vanda Sampaio, do Hoje em Dia, publicou nesta semana uma matéria que chocou Belo Horizonte: uma escola reduzia a merenda de crianças e uma professora precisou avisar aos pais que os pequenos poderiam chegar em casa famintos. (Inicialmente atribuímos a denúncia à Globo Minas. Fica aqui a retratação com o jornal).

Nesta sexta, também segundo o periódico, a professora que fez a denúncia foi punida pela gestão de Fuad Noman com duas advertências.

Segundo o jornal, foi a prefeitura que teria enviado um comunicado avisando sobre o corte de merenda, mas a professora agora teria perdido acesso ao documento.

A PBH, inclusive, segue com uma versão da história com vários furos. Enviamos a assessoria de imprensa questionamentos como: ‘não existe ninguém para fiscalizar a situação?’, ‘que interesse a professora teria em mentir aos pais dizendo que as crianças poderiam ficar com fome?’, ‘por que a PBH gasta 5x mais com subsídio para empresas de ônibus do que com merenda escolar?’. Só que desde a saída de Vítor Colares o setor de imprensa da PBH se limita a dar satisfações do que é conveniente.

O Hoje em Dia chegou a conversar com uma das mães, que confirmou relatos de crianças da escola chegando em casa com fome: “Mas, para nós, a mensagem foi clara. Inclusive, alguns pais associaram o fato de os filhos chegarem em casa com fome à redução da merenda na escola”.

Bom, agora será preciso esclarecer o caso. Ou a professora estava mentindo aos pais avisando sobre o corte na merenda ou é a gestão Fuad Noman quem mandou cortar, e agora está tentando esconder. Certamente descobriremos com a sindicância aberta pela PBH.

De toda forma, crianças não parecem ser prioridade para a nova gestão. A cidade continua sem pediatras suficientes e a grande estratégia adotada é reduzir os locais de atendimento aos fins de semana, obrigando os pais a percorrerem distâncias maiores em busca de socorro médico. A situação persiste há semanas e nada tem sido feito pra reverter a situação.  Também nesta semana BH reduziu em 64% os locais de vacinação infantil. “BH mais Feliz”.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

Recent Posts

Artista imagina BH após um desastre nuclear: apocalipse

Ijustrador decidiu criar uma série de imagens que mostram como Belo Horizonte ficaria depois de…

10 horas ago

Pedrinho compara Supermercados BH com o Cruzeiro: “Acaba com ele”

Pedrinho comparou seus dois negócios, o Cruzeiro e o Supermercados BH em entrevista e se…

11 horas ago

Bíblia nas escolas: vereadores de BH aprovam Lei

Os vereadores de BH discutiram nesta terça-feira 8, um Projeto de Lei que autoriza a…

12 horas ago

BH vai usar drones para combater a dengue

A Prefeitura de Belo Horizonte está usando tecnologia de ponta para enfrentar um inimigo minúsculo,…

13 horas ago

Samba Prime 10 anos: todos os detalhes do evento

Edição comemorativa do Samba Prime acontece em 17 de maio com shows ininterruptos, atrações como…

13 horas ago

SBT vai abrir mais um canal de TV em Belo Horizonte

SBT planeja uma grande expansão e vai criar seu próprio canal de notícias em Belo…

15 horas ago