No Brasil, emissoras de rádio e TV tem suas concessões renovadas a cada 10 e 15 anos, respectivamente. E a da Globo Minas, canal de BH, vence em outubro.
É o mesmo caso das filiadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. Apesar de pertencerem a mesma rede de televisão, a Globo, cada emissora tem uma concessão para operar em cada cidade.
Juntas, formam uma rede nacional de emissoras que transmitem a mesma programação na maior parte do tempo e conteúdo local como o MGTV e o Terra de Minas, por exemplo.
O presidente Jair Bolsonaro falou no início do ano sobre a Globo: “A renovação da concessão da Globo é logo após o 1º turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. (…) Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”.
Especialistas já ouvidos acreditam que o que deve acontecer é isto: apesar da vontade de Bolsonaro, a licença deve ser renovada por causa das fortes instituições brasileiras. Mesmo que o presidente cancele, o Congresso deve reverter a decisão.
Entretanto, casos parecidos já aconteceram em BH e pelo mundo sempre que um governante não gosta de ser criticado:
Esta não seria a primeira vez que um canal líder de audiência em BH sairia do ar por ter sua concessão cassada.
Em 1955 o mega-empresário de mídia Assis Chateaubriand fundou na capital a TV Itacolomi, primeiro canal de TV de Belo Horizonte e o terceiro do Brasil. Em 1972 o canal começou a fazer parte da Rede Tupi e mesclava programação nacional e local assim como a Globo Minas.
O sinal foi repassado para a TV Manchete, que faliu. Hoje o sinal está com a Tele TV, afiliada da Rede TV em MG.
Em dezembro de 2006 o presidente da Venezuela Hugo Chávez cancelou a concessão do maior canal de TV do país, porque este lhe fazia críticas e não o apoiava.
Neste ano o canal russo TV Rain teve seu sinal bloqueado pelo governo do presidente Vladmir Putin por se posicionar contra a guerra na Ucrânia e não apoiar o governo em seu discurso oficial.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…