Muita gente começou a perceber similaridade na argumentação usada para a mineração na Serra do Curral, em BH, e no filme indicado a quatro Oscar ‘Não Olhe Para Cima’, da Netflix.
O filme conta a história de cientistas tentando alertar governantes e a população comum sobre um terrível meteoro que cairá na Terra, eliminando toda a vida. Com a tecnologia atual, era possível salvar o planeta, desviando o objeto. Entretanto, um grande empresário descobre que dá pra minerar o meteoro e ganhar muito dinheiro. Por fim seu plano falha e a consequência é a destruição final do planeta. O empresário que queria minerar o asteróide se salva viajando para outro planeta. Junto ele leva os governantes que lhe apoiaram e outros ricaços.
No filme, a atriz Mary Streep interpreta uma governante que não dá bola para a situação do planeta e tenta convencer a população a parar de comentar, conversar e até mesmo acreditar no risco da destruição do planeta. Entoa um “não olhe para cima”. Preocupada com as eleições, que estão chegando, é a primeira a se unir ao empresário que quer minerar o asteróide ao invés de desviá-lo da nossa rota.
Já o ator Mark Rylance vive um bilionário que convence a governante a deixar de lado a salvação do planeta para que ele possa minerar o meteoro que está caindo na Terra. Seu principal argumento é que esta mineração trará grandes avanços e benefícios para o planeta. Quando seu plano falha, foge em um foguete junto de outros bilionários e leva junto a governante.
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence interpretam cientistas que alegam terem feito inúmeros cálculos e o resultado é sempre o mesmo: se deixarmos a situação como está, o planeta será destruído. Apesar de todos os dados e estudos científicos, eles são completamente ignorados e por vezes até ridicularizados.
Cate Blanchett e Tyler Perry interpretam a parte da imprensa que até dá voz aos cientistas, mas já escolheu ficar do lado da governante e do bilionário que querem deixar o meteoro cair no planeta para minera-lo. Ao receberem os especialistas, chegam a debochar de seus argumentos alarmantes.
Adam McKay interpreta um membro do governo que coloca os interesses da mineração no meteoro acima da sobrevivência da humanidade em troca de migalhas e ganhos pessoais.
Timothée Chalamet e seus amigos interpretam parte da sociedade civil, que acompanha toda a polêmica, mas se mantém distante do problema até que seja tarde demais.
O final do filme mostra os ricaços chegando em outro planeta e simboliza a impunidade de governantes e milionários que se salvaram após suas atitudes terem destruído o planeta e todas as pessoas comuns, sem privilégios.
E aí, achou pelo menos alguma semelhança entre o filme e a situação atual de Belo Horizonte? Encontramos um vídeo que resume o filme em 5 minutos. Veja ou relembre o filme:
Luciana Mussi anuncia demissão da Globo Minas após quase 18 anos na TV e posta…
Conheça a nova programação da Band Minas com a entrada de William Travassos e a…
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vai entrar com mais 15 dias de…
Entenda a possível mudança de mãos da SAF do Atlético. Saiba como o empresário Rubens…
Descubra como o Spotify revelou uma traição. Um rapaz conta como descobriu que estava sendo…
Liniker traz a Belo Horizonte sua mais recente turnê “Caju Show Tour”. Confira os detalhes…