Direito de resposta a Romeu Zema

Mesmo que outros veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais O Tempo e Hoje em Dia, tenham noticiado antes do Moon BH exatamente o mesmo trecho, que serviu de fonte, o governador Romeu Zema nos enviou uma notificação extrajudicial pedindo direito de resposta, alegando que publicamos “fake news”. O site concede ao governador, na integra:

“ANEXO – Resposta a ser publicada no prazo legal de 7 dias sob pena de ajuizamento das medidas judiciais cabíveis:

No dia 04 de maio de 2022, o Blog Moon BH publicou matéria sobre entrevista concedida pelo Governador Romeu Zema para a Rádio Itatiaia, em que, mais uma vez, distorce as falas de forma a criar uma mensagem absolutamente deturpada do que realmente foi dito pelo entrevistado.

Como pode se verificar ao longo dos mais de 7 minutos da entrevista original, fonte da notícia, a todo o momento o Governador Romeu Zema se manifesta no sentido de ser recomendável que as pessoas que têm formação técnica na área ambiental é que devem definir o licenciamento, e não questões político-partidárias, evitando achismos ou interesses escusos. É assim que são tratadas todas as ações e políticas do Governo de Minas na gestão do Governador Romeu Zema. Sempre pautado na técnica.

Em nenhum momento foi dito pelo Governador Romeu Zema as expressões “população simples” e “pessoas comuns” como publicado por este Blog. Portanto a postagem é inverídica e claramente tendenciosa ao passar versão diferente da que foi dita na fonte da notícia.

Na verdade, o próprio Governador Romeu Zema, mostrando humildade e boa-fé, se inclui em diversos momentos da entrevista como uma das pessoas quem não possuem formação técnica na área, quando diz “eu não sou engenheiro ambiental” e “então que os técnicos opinem”, tendo agido a Secretaria de Meio Ambiente, por delegação, já que é lá que “tem pessoas extremamente técnicas, capacitadas” e que “fez um trabalho técnico”

Por fim cabe ressaltar que o Governador Romeu Zema vem trabalhando para equilibrar as contas e arrumar a casa do Governo de Minas e que, desde que assumiu a gestão, quase meio milhão de empregos formais foram gerados no Estado, mesmo enfrentando crises e pandemia. O Governador preza pela eficiência, rigidez técnica e pela verdade. A política eleitoreira, de mentiras e falsidades ficou num passado ao qual os mineiros não querem voltar.”