É possível não concordar com o que diz o vereador de BH Nikolas Ferreira, ou simplesmente não gostar dele, mas é preciso admitir que não é justo que ele perca o mandato, como quer o PRTB.
Isto porque é preciso diferenciar o que é legal do que é justo. E para isto é preciso entender o coeficiente eleitoral.
Basicamente se divide o número de votos válidos pela quantidade de cadeiras disponíveis para vereadores. Em BH, na última eleição, cada vez que um partido atingisse 30.189 votos para seus candidatos, elegeria um parlamentar.
Leia também: Quanto ganhava Chico Pinheiro e quanto ganha um repórter da Globo Minas em BH; veja os valores aqui
Só que sem Nikolas, o PRTB também não teria elegido ninguém. Isto porque juntando todos os outros candidatos do partido dão apenas 9.469 votos. Ou seja, enquanto ele precisou de apenas 801 votos da agremiação, a sigla precisaria de 20.720 para eleger outra pessoa.
A situação só piora ao considerarmos que o suplente de Nikolas Ferreira é Uner Augusto. Segundo mais votado do partido, ele teve 2.735 votos. Ele sequer seria eleito, mesmo que o PRTB tivesse conseguido duas cadeiras.
Explicando: suponhamos que Nikolas tivesse 62 mil votos. Seria o que chamamos de puxador de votos. Sozinho ele teria garantido duas cadeiras para o partido. Só que mesmo neste caso Uner não assumiria.
O sistema eleitoral barra que candidatos que não tenham pelo menos 10% do coeficiente eleitoral. Nesta situação hipotética, Uner precisaria ter tido pelo menos 3.018 votos. Ou seja, vão tirar o mandato de um vereador para dar para um candidato que nem com ajuda teria sido eleito. Legal é, mas não é justo.
Leia também: De BH, Rubens Menin vê CNN cair no Ibope e ser ultrapassada por concorrente: os números estão aqui
Projeto de Lei propõe isenção de IPTU por um ano para imóveis com calçadas acessíveis…
O prefeito de BH, Álvaro Damião, apresenta prestação de contas de 2024 à Câmara Municipal…
Abril em BH será agitado por shows imperdíveis, como Capital Inicial, Péricles, Paula Toller, Léo…
Prezados leitores, Na coluna de hoje, trago um case que exemplifica perfeitamente como a transformação…
Gabigol comentou uma entrevista que Pedrinho deu sobre sua contratação para o Cruzeiro, mas disse…
Record Minas foi obrigada a recontratar Marco Nascimento para voltar a ser o diretor de…