Com a aproximação das eleições, pesquisas de intenção de votos estão sendo feitas em todo o Brasil. Em Minas Gerais, um levantamento feito pelo Instituto F5 Atualiza Dados, mostra que Romeu Zema (Novo) e Luís Inácio Lula da Silva (PT), estão na frente da corrida eleitoral para governador e presidente.
No entanto, tudo pode mudar com o posicionamento daqueles que estão indecisos sobre os candidatos. Para o governo do Estado, o índice de pessoas que ainda não escolheram em quem votar é de 13,6%. Já no cenário nacional, o índice vai para 9,2%.
Esses números foram coletados em pesquisas cuja os entrevistados recebem uma lista pré-estabelecida de candidatos. Já na pesquisa espontânea, em que os eleitores opinam sobre nomes livremente, o índice de indecisos para a eleição do governo de Minas Gerais vai para 49,4%. Já no cenário nacional, o número cai para 31,3%.
“Esses indecisos vão esperar a campanha acontecer e ganhar as ruas para definir o voto. Não vai ter influência da disputa para governador na eleição para presidente. Vai ter gente votando em Zema e Lula; vai ter gente votando em Kalil e Bolsonaro”, afirma Domilson Coelho, diretor-executivo da F5.