Categories: BH News

Curiosidades sobre a ginástica artística

Muita gente só se lembra do esporte em época de Olimpíadas. No entanto, a ginástica artística é bastante antiga e o Brasil é uma potência mundial da modalidade. A verdade é que o esporte parece carecer de atenção do público, já que aos olhos dos investidores, patrocinar atletas de ponta é uma inversão altamente rentável, chegando a faturar milhões em campeonatos, publicidade, bem como em apostas esportivas, de sites como o betano. Outro lugar onde a modalidade também vem crescendo de forma notável.

O esporte já foi treinamento militar

Não é novidade que para ser um ginasta é necessário muito esforço físico. No entanto, o que muita gente desconhece é que o esporte já foi usado como parte do treinamento militar dos soldados romanos. 

Sempre presente nas Olimpíadas

O esporte esteve presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era moderna, que aconteceram no ano de 1896. A modalidade é tão ligada ao evento que sua prática desapareceu quando sua realização foi banida. 

Quem faz primeiro, batiza

Quando uma manobra é executada pela primeira vez, ganha o nome do atleta que a realizou. É o caso do salto “dos Santos”, criado por Daiane dos Santos. 

O competidor mais jovem

Dimitris Loundras de apenas 10 anos foi o atleta mais jovem a competir no esporte. O grego competiu na edição de 1896 na modalidade de barras paralelas em equipe. Naquele ano, saiu campeão junto com seu grupo que ganhou a medalha de bronze. 

O primeiro 10

É notável que o esporte possui um elevado grau de dificuldade, bem como exigência para com os atletas. A primeira vez um atleta foi digno de uma pontuação perfeita, o tão sonhado número 10,00 o painel digital ficou “confuso” marcando apenas 1,00 que logo foi corrigido. O feito foi realizado pela atleta romena Nadia Comaneci nas barras assimétricas em Montreal no ano de 1986. 

Perigo mortal

O esporte é conhecido pelos saltos acrobáticos que realizam os atletas. Muitos deles poderiam levar à morte por um simples erro de cálculo. É o caso do Salto Thomas, que foi proibido após a atleta Yelena Mukhina ficar tetraplégica durante um treinamento nas vésperas das Olimpíadas de Moscou. 

Primeiro campeonato brasileiro

Só ocorreu em 1950 e contou com a participação de apenas 3 estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O esporte demorou a se popularizar pelas outras regiões 

País com mais medalhas Olímpicas

Ao contrário do que muita gente pensa, os chineses não são o país que domina o ranking de medalhistas Olímpicos, mas sim a União Soviética com 182 medalhas. Sendo elas, 72 de ouro, 67  de prata e 43 de bronze.

Mais antigo que Cristo

A prática é datada de 2.600 a.C e ao que consta era praticada no Egito e Grécia. Desde sua criação, o objetivo do esporte se mantém basicamente o mesmo: executar os movimentos com perfeição. 

Cair não é o pior

Muita gente não sabe, mas a queda não é o erro mais comum ou com maior pontuação negativa numa competição. Balançar os braços após um salto implica perder a mesma quantidade de pontos que uma queda. A falha é muito comum e raramente percebida pelo espectador comum. No entanto, não passa despercebida aos olhos dos juízes. 

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

Recent Posts

Cruzeiro: Gabigol recebe proposta ousada de outro time

Gabigol participou de transmissão ao vivo e foi convidado a participar de um time que…

32 minutos ago

Cruzeiro: Pedrinho confirma proposta de estádio de 40 mil pessoas

Em entrevista, Pedrinho confirmou que recebeu proposta para fazer um estádio do Cruzeiro para até…

9 horas ago

Fabricante do Ozempic anuncia fábrica de R$ 6 bilhões em MG

Multinacional dinamarquesa, dona do Ozempic e Wegovy investirá R$ 6,4 bilhões para ampliar fábrica em…

13 horas ago

Marcelo Aro será apresentador na Record: Balanço Geral

Marcelo Aro será apresentador de um quadro no Balanço Geral, da Record Minas, para falar…

13 horas ago

Após Bolsonaro e catar papelão, Regina Duarte se envolve com a Globo

Regina Duarte retorna à Globo após cinco anos, participando do especial de 60 anos da…

14 horas ago

BH aplicou 50 mil vacinas da gripe em uma semana

BH aplicou 50 mil doses da vacina contra gripe em 7 dias, alcançando 8,5% do…

14 horas ago