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BH tem alguns dos melhores cantinhos para provar comidas e bebidas brasileiras que encantam estrangeiros

Com a globalização cada vez maior, a cultura brasileira tem se espalhado de forma mais contundente pelo mundo, e isso inclui as comidas e bebidas do nosso país, que têm sido vistas em programas de culinária e nas redes sociais de influenciadores internacionais.

Nesse sentido, o estado de Minas Gerais está bem representado por um dos seus símbolos, o pão de queijo, que já pode ser encontrado inclusive em redes de cafés norte-americanas como o Starbucks. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre algumas outras comidas e bebidas brasileiras que estão em alta internacionalmente, mencionando também os motivos para o sucesso da cultura de países tropicais como o Brasil e onde encontrar essas iguarias em BH.

Bebidas e comidas brasileiras famosas em outros países: onde encontrá-las em BH?

Um dos símbolos nacionais é, sem dúvida alguma, a caipirinha. Esse drink brasileiro que leva cachaça, limão, açúcar e gelo é encontrado em abundância no Brasil e no exterior. O que poucos sabem é que, originalmente, a caipirinha era um remédio, tendo sido inicialmente uma mistura de mel, cachaça e limão. Nos dias de hoje, sabemos que isso mudou. Esse drink não funciona mais como um remédio e é muito consumido em festas como a balada Night Market de Belo Horizonte, que oferece caipirinhas de morango e maracujá.

O sucesso dessa bebida é tão grande que atualmente ela é exportada já pronta para países como o Reino Unido. Uma das empresas que faz isso é a Brunholi, através de um produto chamado Caipirinha Pronta. Dessa forma, as pessoas economizam tempo no preparo do drink, que já vem misturado em uma garrafa contendo limão, cachaça e açúcar, bastando colocar gelo. Outras formas de consumir a bebida são fazer uma caipirinha com uma das cachaças de sabores variados encontradas no Mercado Central de Belo Horizonte ou ir ao Tizé Bar e Butequim em BH, que serve uma das melhores caipirinhas da cidade.

Os doces brasileiros também costumam conquistar o coração dos estrangeiros. Um desses doces é o mousse de maracujá, cuja receita leva leite condensado, suco de maracujá e creme de leite. Basta bater os ingredientes no liquidificador, levar à geladeira por algumas horas e o doce está pronto. Simples e delicioso, ele conquista paladares mundo afora e também em BH, onde é possível provar o mousse de maracujá da Dina’s Marmitex. Embora a fruta seja mais difícil de ser encontrada fora do Brasil, ela está presente em alguns outros países e permite aos brasileiros residentes no exterior difundirem o sabor dessa joia da gastronomia brasileira. Com a facilidade que a internet nos trouxe, existem hoje vídeos que ensinam os residentes de outros países, caso de Portugal, a preparar o mousse de maracujá com os ingredientes de lá.

Por fim, podemos mencionar a sobremesa brasileira mais conhecida a nível mundial, o brigadeiro. Para fazê-lo, basta misturar leite condensado, chocolate e manteiga, colocar em uma panela e aquecer no fogão. Depois que a mistura atingir o ponto certo, basta deixá-la esfriar e estará pronta para ser consumida. Essa é a versão clássica do doce, mas existem diferentes maneiras de utilizá-lo em uma receita, como mostrou o Slow Burger, uma hamburgueria de Belo Horizonte que tinha em seu cardápio um hambúrguer de brigadeiro de Nutella com chantili e morango. No exterior, o doce é muito apreciado e já chegou inclusive a Dubai, nos Emirados Árabes, através das mãos da brasileira Fernanda Troy Rios, que vende os doces por lá. Em BH, pode-se provar deliciosos brigadeiros na loja Brigadeiro Procê.

Tropicalidade cativa o exterior

Não é de hoje que a cultura e a gastronomia dos países tropicais como o Brasil exercem fascínio sobre o resto do mundo. Chefs de cozinha como Jamie Oliver, famoso cozinheiro britânico, exploram cada vez mais os sabores tropicais, abrindo, inclusive, restaurantes no Brasil – caso do Jamie Oliver Kitchen, que será inaugurado em Brasília. Além disso, os livros escritos por Jamie Oliver trazem em suas receitas o uso de muitas frutas tropicais, como mostra 5 ingredientes: Comida rápida e fácil. A receita de carpaccio de abacaxi com mirtilo e iogurte, por exemplo, é de dar água na boca. Além disso, um dos drinks que o renomado chef britânico já preparou diversas vezes em suas redes sociais foi a caipirinha.

Países tropicais como o Brasil também têm estado em alta em diferentes veículos de entretenimento devido à entusiasmante cultura que possuem. Carmen Miranda foi sem dúvidas uma das grandes responsáveis pela disseminação da tropicalidade ao redor do mundo. Seu primeiro filme nos Estados Unidos, Serenata Tropical, que está disponível para venda em sites como Mercado Livre, foi um verdadeiro sucesso de bilheteria na época em que foi lançado, na década de 1940. O enredo conta a história de uma americana, interpretada por Betty Grable, que se apaixona por um criador de cavalos argentino, papel de Don Ameche. A canção “South American Way”, interpretada por Carmen Miranda no filme, apresentou aos estrangeiros o ritmo brasileiro e eternizou o longa, que até hoje é exibido em canais como o Telecine. Outro nicho da indústria do entretenimento que se inspirou na tropicalidade foi o dos cassinos online. Plataformas como a da Betway se utilizam das temáticas tropicais para enriquecer seus serviços e produtos, oferecendo jogos como o caça-níquel Tropical Wilds, em que é preciso combinar símbolos tropicais em 5 tambores para obter prêmios. O cenário do jogo, uma praia que aparece ao fundo, é muito semelhante às praias brasileiras, remetendo os jogadores à atmosfera encontrada em localidades tropicais.

Influencers estrangeiros que viajam para destinos tropicais com o intuito de provar os pratos locais também têm sido fundamentais para disseminar essas culturas ao redor do mundo. Mark Wiens, norte-americano que tem um canal no YouTube e que viaja ao redor do mundo provando prato locais, é um desses exemplos. Ele ficou encantado pelo Brasil quando provou os variados itens da nossa gastronomia.

Como vemos, não é de hoje que a temática tropical atrai o público estrangeiro. De Carmen Miranda à disseminação dos itens da nossa gastronomia por meio da internet, a popularidade das culturas tropicais, como a brasileira, tende a aumentar ainda mais nos próximos anos. Sorte a nossa por já estarmos aqui, precisando apenas virar a esquina para provar as incríveis iguarias da culinária aqui originada.

Fhilipe Pelájjio

Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.

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