O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), recebeu nesta quinta-feira (15), um Projeto de Lei que extingue a BHTrans. A ideia é a criação de um novo órgão, a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), batizada de BH Mobilidade. O texto foi assinado por Kalil em um evento na sede do Executivo da capital.
A proposta foi apresentada pelo vereador Gabriel Azevedo (sem partido), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que analisa a atuação da empresa.
Caso seja aprovado pela Câmara, o projeto BH Mobilidade ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Polícia Urbana de Belo Horizonte.
A nova autarquia seria responsável pelas funções da BHTrans, tais quais o planejamento do sistema viário da cidade e fiscalização do trânsito e dos transportes regulamentados. Além disso, a nova entidade será responsável pelas concessões e autorizações de serviços como vans, ônibus escolares, transportes fretados e táxis.
O texto do projeto foi construído por vereadores e representantes do poder Executivo de BH. O secretário de Planejamento, André Reis, e o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, também participaram das conversas.
Apesar do novo projeto, a ideia é aproveitar os funcionários da BHTrans na nova entidade. A extinção completa do órgão deve ocorrer em 15 anos, de acordo com o texto do projeto.
“A gente extingue um passivo trabalhista que é terrível. A BHTrans é um lugar de privilégios, excesso de cargos e isso começa a acabar agora”, afirma o vereador Gabriel Azevedo.
O projeto prevê, ainda, a criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana (FMU), cujos recursos servirão para subsidiar ações ligadas ao trânsito e ao transporte público da capital.
Gabigol vira meme após a derrota do Cruzeiro para o América após provocar o goleiro…
Nikolas Ferreira mostra sua indignação ao ser pego de surpresa pelo ex-presidente Bolsonaro e diz…
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…