As ameaças do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de cassar a concessão da Globo podem até parecer sem fundamento, mas seus colegas militares cassaram a concessão da primeira emissora de Minas Gerais e então líder de audiência, a TV Itacolomi, de Belo Horizonte.
Fundada em 1955 pelo empresário Assis Chateaubriand inaugurou o primeiro canal de Minas e o terceiro do Brasil. A primeira sede era no Edifício Acaiaca, na Av. Afonso Pena. Na década de 70 se mudou para o Palácio do Rádio, na Av. Assis Chateaubriand, funcionários.
Hoje opera no prédio do Estado de Minas, na Getúlio Vargas. De sua fundação até 1972, operou com programação local até integrar a Rede Tupi. Então passou a mesclar programação local com a da rede.
Sua última transmissão aconteceu no dia 18 de julho de 1980, quando o presidente João Figueiredo decidiu cassar a concessão da TV Tupi do Rio e São Paulo e colocou as outras emissoras da rede junto no pacote.
Sua concessão foi entregue à Rede Manchete e após falirem, para a Tele TV, hoje afiliada da Rede TV.
Após o fim da TV Itacolomi, sua estrutura foi assumida pela TV Alterosa, considerada um canal irmão. Relembre as vinhetas marcantes da emissora:
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…